Curso da UFSCar aborda Laserterapia no tratamento de feridas

Escrito por em 11/07/2018

Curso da UFSCar aborda Laserterapia no tratamento de feridas

No próximo sábado, dia 14 de julho, será realizado na UFSCar o curso de capacitação sobre “Laserterapia no tratamento de feridas”. A atividade, que está com inscrições abertas, acontece no Campus São Carlos e terá carga horária de oito horas, sendo seis para a parte teórica e duas horas de demonstração prática. O curso é voltado para profissionais da área da Saúde, como enfermeiros, sejam técnicos ou graduados, fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos, entre outros interessados.

O curso tem por objetivo capacitar os profissionais na aplicação do laser de baixa potência para tratamento de feridas, como úlceras de pressão, úlceras diabéticas (pés diabéticos), úlceras venosas, fissuras mamárias, queimaduras, feridas traumáticas e pós-operatórias. A proposta também é discutir os protocolos (dosimetria) atuais da laserterapia no tratamento de feridas, os principais mecanismos de ação e os benefícios e vantagens dessa modalidade terapêutica.

Além disso, o conteúdo programático da atividade contempla os principais tipos de lasers utilizados na prática clínica; a interação do laser com os tecidos biológicos e os principais efeitos fisiológicos; parâmetros envolvidos na aplicação do laser; indicações clínicas da laserterapia no tratamento de feridas; casos clínicos; contraindicações da laserterapia; e cuidados no manuseio do equipamento laser. Haverá aula prática demonstrativa sobre protocolos de tratamento de feridas.

A capacitação será conduzida por Gerson Rodrigues, docente do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (UFSCar/Unesp) e por Paulo Sérgio Bossini, doutor em Fisioterapia pela UFSCar, docente colaborador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Fototerapia nas Ciências da Saúde (NuPPEn) da DMC Importação e Exportação de Equipamentos, em São Carlos.

Inscrições

O curso ocorrerá no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ferida.ufscar@gmail.com. O valor do investimento e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail da inscrição, pelo telefone (16) 3306-6748 ou pelo WhtasApp (16) 99326-1962.

Confira mais informações no podcast da edição matinal de hoje do Rádio UFSCar Notícias.

Texto: Adaptação de Gisele Bicaletto – Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA