16 anos no ar!

Rádio UFSCar celebra 16 anos de transmissão, comprometida com a cultura, a ciência e a democratização da comunicação

Rádio UFSCar celebra 16 anos de transmissão, sempre comprometida com a cultura, a ciência e a democratização da comunicação

Nesta quarta-feira, 23 de agosto, a Rádio UFSCar 95,3 FM, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos, comemora 16 anos no ar. Vivendo uma nova fase após o aumento de sua potência de transmissão, que ampliou seu alcance para um raio de 40 km, chegando a São Carlos e região, o veículo público de comunicação segue compromissado com a democratização da comunicação, com a cultura, com a promoção da música alternativa, independente e regional e com a produção de um jornalismo de qualidade.

“No último ano, a Rádio UFSCar deu passos significativos para consolidar sua presença no cenário jornalístico, investindo em novas contratações e no reforço de sua equipe, agora composta por Alessandra Kuba, Carlinhos Oliveira e Stella de Oliveira. Mantemos os ouvintes atualizados sobre acontecimentos locais, nacionais e internacionais, além de, orgulhosamente, dar destaque especial à divulgação científica, sendo uma vitrine de projetos não apenas da própria UFSCar, mas também de outras instituições” ressalta Diego Doimo, Diretor Artístico da Rádio UFSCar.

Em edições ao longo de toda programação, às 10h30, 13h30, 15h30 e 17h30, o ‘Notícias Rádio UFSCar’, leva aos ouvintes uma fonte confiável e ágil de informações. A programação da emissora ainda conta com programas de entrevistas, como o diário ‘Estação 953”, que sempre às 11h30, de segunda à sexta-feira, recebe convidados para uma conversa sobre assuntos atuais e de interesse público. Às 14h, é a vez da cultura no ‘Polifonia’. Já nesta quarta-feira, aniversário da emissora, ainda haverá a estreia do “Central UFSCar”, às 16 horas. Semanalmente, estudantes, pesquisadores, servidores e egressos participam de uma conversa com a comunidade UFSCar.

"Acreditamos que o jornalismo é uma ferramenta poderosa para a divulgação de informações cruciais e para promover a compreensão do mundo ao nosso redor. Nosso objetivo é ir além do óbvio, proporcionando aos nossos ouvintes uma perspectiva mais profunda e completa das notícias, especialmente nas áreas de ciência e pesquisa, nas quais a UFSCar e outras instituições têm se destacado”, avalia Alessandra Kuba, Supervisora de Jornalismo da Rádio UFSCar.

Desde o seu início, a Rádio UFSCar tem sido um veículo considerado inovador, seja por sua programação única, feita pela comunidade que propõe programas por meio de uma chamada pública, garantindo, assim, que vozes diversas e perspectivas sejam ouvidas. seja por ser um espaço para a cultura alternativa, para artistas emergentes, independentes ou regionais e gêneros musicais não convencionais ou mesmo por ter sido a primeira emissora do Brasil a operar inteiramente com softwares livres, valorizando a liberdade tecnológica e contribuindo para a disseminação do conhecimento e da cultura do código aberto. A programação da Rádio UFSCar pode ser ouvida em 95,3 FM, em São Carlos e região, ou pelo site www.radio.ufscar.br.