USP oferece curso gratuito de informática para idosos

Escrito por em 05/09/2018

USP oferece curso gratuito de informática para idosos

Quem tem 60 anos ou mais e deseja se aproximar do mundo dos computadores pode se inscrever em um curso gratuito de informática para a terceira idade. A iniciativa é oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e tem como objetivo ensinar aos alunos conhecimentos básicos da área, para que eles tenham independência no acesso à informação, entretenimento, cultura e lazer por meio da internet.

As inscrições se encerram no dia 11 de setembro e há 20 vagas disponíveis. Para se inscrever, é preciso comparecer ao Serviço de Apoio Acadêmico do ICMC, na área I do campus da USP, que fica na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, bairro Arnold Schimidt. O horário de atendimento é das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. As aulas começam no dia 12 de setembro e terminam em 31 de outubro, sempre às quartas-feiras, das 14 às 16 horas.

Como há uma grande demanda pelo curso, antes de ir ao Instituto fazer a inscrição, recomenda-se que os interessados se informem sobre a existência de vagas por meio do telefone (16) 3373-9146. Como forma de contribuição solidária, os alunos matriculados deverão levar, no primeiro dia de aula, um litro de leite longa vida, que será doado para asilos da cidade. O projeto foi especialmente desenvolvido para propiciar aos idosos um atendimento personalizado, por isso, alunos do ICMC vão ajudar a ministrar as aulas, atuando como monitores. Confira, abaixo, o conteúdo do curso.

Noções básicas de hardware

• CPU, mouse, teclado, monitor de vídeo
  • Periféricos: CD, DVD, pendrive, HD externo
  • Outros: Impressora, máquina fotográfica, scanner, celular, tablet, smartphone

Noções básicas de software

• Organização e armazenamento de documentos
  • Editores de texto simples
  • Ferramentas de cálculo

• Principais navegadores e ferramentas de busca
  • Ferramentas de comunicação e redes sociais (email, Facebook, Skype, whatsapp)
  • Calendário, agenda
  • Uso consciente: vírus e programas maliciosos
  • Sites de interesse do público-alvo

Confira mais informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 5 de setembro de 2018.