Unicamp recebe 610 inscrições para 1º vestibular indígena

Escrito por em 27/09/2018

Unicamp recebe 610 inscrições para 1º vestibular indígena

A Unicamp registrou 610 pedidos de inscrição para o Vestibular Indígena e avalia como muito positiva a demanda para esta que será a primeira edição do processo. São oferecidas 72 vagas em vários cursos. Para terem o pedido de inscrição aceito, os estudantes deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, disponível no site da comvest.

A prova será realizada no dia 2 de dezembro, nas cidades de Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). “O número candidatos inscritos surpreendeu por suas características regionais, com destaque para a expressiva presença dos estudantes de São Gabriel da Cachoeira, e pelos interesses que os candidatos demonstraram nos cursos oferecidos pela Unicamp. Podemos observar forte procura por carreiras nas áreas da saúde e humanidades, onde se destacam Administração e Pedagogia”, comentou José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo de Vestibular da Unicamp.

O processo foi aprovado pela Universidade como parte das novas formas de ingresso para os cursos de graduação em 2019. Para o coordenador, a procura por determinados cursos é um indicativo das demandas de estudantes das comunidades indígenas. “Sabemos que não são todos cursos da Universidade que estão sendo oferecidos nesta primeira edição do processo, mas de qualquer maneira, já temos um indício das demandas desses estudantes que queremos incorporar ao quadro da Unicamp”, afirmou Freitas Neto.

O exame de seleção será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação.

Mais informações no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da tarde de 27 de setembro.