UFSCar sedia o 1º Encontro Estadual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

Escrito por em 18/05/2011

UFSCar recebe cerca de 200 pesquisadores de cinema e audiovisual

Nos dias 17 a 19 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o 1º Encontro Estadual da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. O evento ocorrerá nos auditórios anexos à Biblioteca Comunitária, na área norte da UFSCar.

Em uma iniciativa pioneira, o PPGIS espera cerca de 200 pesquisadores das universidades paulistas. No ano em que a Socine completa 15 anos – sempre marcados por eventos anuais – São Carlos tem o privilégio de sediar o 1º encontro em nível estadual. O objetivo é garantir mais um espaço de discussão das pesquisas desenvolvidas na área do cinema e do audiovisual no estado de São Paulo e dar visibilidade a estas.

Será uma oportunidade para que graduandos e recém-formados apresentem seus trabalhos de iniciação científica e monografias, além de participarem de diversas atividades com renomados pesquisadores do tema em questão.

A programação do evento inclui minicurso, debates, palestras, exibição de filme e 138 apresentações distribuídas em painéis, sessões de mesas e comunicações. Ainda, entre os palestrantes, estão pesquisadores da Arizona State University (EUA), UNP e UNAM (México), University of Leeds (Reino Unido) e Universidade do Algarve (Portugal).

As palestras, debates e minicurso reúnem questões diversas, tais como: o “world cinema” e a ética do realismo; as produções contemporâneas do cinema latino-americano e a função social como objetivo do cinema africano.

Um dos principais destaques da programação é a sessão especial de exibição do filme “Testemunha oculta”, do diretor são-carlense José de Oliveira (o Zé Pintor), com a participação da Orquestra Experimental de São Carlos executando a trilha sonora ao vivo. O filme é um média-metragem filmado em 1969 por Oliveira, que foi sonorizado em 2008 por graduandos do Curso de Imagem e Som da UFSCar.

O evento é aberto ao em público geral. Maiores informações podem ser encontradas no site http://socinestadualsp.wordpress.com/ ou pelo telefone (16) 3351- 8414 (secretaria do PPGIS) ou através do e-mail patriciacostavaz@gmail.com (assessoria de imprensa).