UFSCar recebe, a partir da próxima semana, solicitações de isenção da taxa de inscrição no Vestibular EaD 2011

Escrito por em 17/06/2011

Polo da cidade de São Carlos oferece três cursos. Interessados pela isenção devem inscrever-se entre 20 e 27 de junho

Entre os dias 20 e 27 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe as solicitações de isenção da taxa de inscrição no Vestibular EaD 2011 da Instituição. No total, serão oferecidas até 400 isenções integrais do pagamento da taxa aos candidatos que comprovarem, nos termos do regulamento, as condições para obtenção do benefício. As inscrições para isenção devem ser feitas, exclusivamente, no site da Fundação Vunesp, em www.vunesp.com.br.

Este processo seletivo oferece 890 vagas nos cursos de graduação na modalidade a distância — Educação Musical, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Os cursos estão distribuídos entre nove polos de apoio presencial, localizados nos municípios paulistas de Barretos, Itapetininga, Itapevi, Jales, São Carlos, São José dos Campos, Igarapava e Tarumã.

Os cursos a distância da UFSCar são ofertados no sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa desenvolvido pelo MEC para ampliar o número de vagas no Ensino Superior. A UAB–UFSCar conta com o apoio da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade e das prefeituras das cidades onde estão situados os polos de apoio presencial, locais em que são desenvolvidas todas as atividades presenciais. O aluno que optar pela graduação a distância terá disponível um aparato de apoio educacional organizado para que possa desenvolver os estudos sozinho. Esse apoio é composto por materiais didáticos de diferentes mídias e por educadores capacitados.

A metodologia de Educação a Distância (EaD) utilizada pela UAB–UFSCar está baseada na utilização de um ambiente virtual de aprendizagem — Moodle –, disponibilizado via Internet. Esse ambiente é o espaço de trabalho e socialização dos estudantes, professores e tutores virtuais. Nessa metodologia o aluno deve disponibilizar de 20 a 24 horas semanais para o estudo, sendo necessária uma carga diária de dedicação ao curso.

Candidatos interessados na isenção da taxa devem consultar a Resolução CoG nº 40/2011, disponível no site da Vunesp ou em www.vestibular.ufscar.br. As inscrições no Vestibular EaD 2011 estarão abertas entre 11 e 22 de julho, também pela Internet. As provas serão realizadas em agosto. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80. Mais informações devem ser acessadas em www.vunesp.com.br ou no Portal do Vestibular da UFSCar.

Veja abaixo os cursos oferecidos no Polo de São Carlos:

Licenciatura em Educação Musical: O profissional formado no curso de Educação Musical poderá atuar com música em qualquer cenário educacional, seja em escolas, universidades ou em espaços alternativos e projetos sociais. O curso aborda aspectos tecnológicos que envolvem o universo musical e temas teórico-práticos da educação musical. Para ingressar no curso é necessário que o aluno tenha conhecimento musical básico prévio, incluindo leitura de partitura e noções de instrumentos melódicos. Duração: 5 anos.

Licenciatura em Pedagogia: O curso tem como objetivo formar um profissional apto a atuar na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos. Esse profissional poderá atuar também na gestão escolar e em outros contextos educativos. Duração: 4 anos.

Bacharelado em Sistemas de Informação: O bacharel em Sistemas de Informação atua em organizações fazendo análise, modelagem, implementação e validação de sistemas de informação. Aplica técnicas e processos que demandam conhecimentos das áreas de computação, ciência da informação, administração e matemática. Duração: 5 anos.

Informações sobre os cursos de graduação a distância da UFSCar podem ser acessadas em www.uab.ufscar.br.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar