UFSCar promove 5ª Jornada de Gestão e Análise Ambiental

Escrito por em 20/09/2018

UFSCar promove 5ª Jornada de Gestão e Análise Ambiental

Estão abertas as inscrições para a V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar, que será realizada de 2 a 4 de outubro. Com o tema “Áreas Naturais Protegidas”, a proposta do evento é ser um espaço para discussões técnicas, científicas e culturais sobre o assunto, integrando os membros interessados dos setores público e privado, além de dar a oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação de debater com experientes profissionais as diferentes temáticas que envolvem as áreas naturais protegidas.

O professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCam) Victor Satoru Saito, coordenador da iniciativa, explica que, desde a Revolução Industrial no meio do século XVII, a sociedade vem aumentando de forma acelerada a utilização dos recursos naturais no Planeta. “Os impactos das nossas ações ameaçam o funcionamento de ecossistemas, bem como a biodiversidade acumulada há milhares de anos, culminando em reflexos imprevisíveis para as gerações futuras. Frente a tais ameaças, emergem as estratégias baseadas em áreas naturais protegidas, que têm como intuito a conservação da natureza, seus serviços ecossistêmicos e valores culturais associados, de forma duradoura, por meios legais ou outros meios efetivos”, afirma ele.

Nesse contexto, Saito aponta que o Brasil mantém uma posição de elevado destaque, sendo o país com mais terras protegidas do mundo: são 2,47 milhões de quilômetros quadrados. “Apesar desse número, ainda enfrentamos enormes desafios para monitorar, analisar e gerir essas áreas. Devido a tais desafios e considerando o patamar alcançado pelo País no contexto das áreas naturais protegidas, surge em bom momento a seleção desse tema como norteador da V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar”, defende o coordenador do evento.

A programação do evento, que acontece no Campus São Carlos da Universidade, inclui palestras com profissionais, professores, pesquisadores e representantes do setor privado. Também estão previstas quatro mesas-redondas com temas voltados para a criação, manejo e restauro de áreas naturais protegidas, além de uma sessão de pôster e três sessões de comunicações orais.

A Jornada é organizada pelo curso de graduação em Gestão e Análise Ambiental e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam), com o apoio do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), da Universidade. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até dia 2 de outubro, data de início do evento. As vagas são limitadas. Mais informações estão disponíveis no site da Jornada.

Confira mais informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 20 de setembro de 2018.