UFSCar e Santa Casa firmam convênio para Internato Médico

Escrito por em 22/02/2015

Parceria beneficiará aproximadamente 80 alunos da universidade e ampliará programa de ensino do hospital

Daniel Monteiro

A Santa Casa de São Carlos e a UFSCar assinaram, na manhã desta sexta-feira (6), um convênio para que o hospital assuma inteiramente o Internato Médico dos alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina, nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Pediatria.

Além do convênio, assinado pelo reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e pelo provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a solenidade, realizada no auditório da Santa Casa, marcou a ampliação da parceria entre o hospital e a Universidade.

DSC_0061O Internato Médico receberá cerca de 80 alunos da UFSCar, com a orientação de aproximadamente 30 médicos preceptores, que atuarão como professores. A Santa Casa já instalou quatro salas de aulas equipadas com retroprojetor, computador e câmeras ligadas ao centro cirúrgico para vídeo-aulas visando atender as demandas de ensino e aprendizagem.

Com a estrutura montada pelo hospital, os alunos não precisarão mais viajar para outras cidades para cursar o Internato, fato comemorado pela coordenadora do curso de Medicina da UFSCar, Flávia Gomes Pileggi Gonçalves.

“Esse convênio fecha um ciclo no que diz respeito à formação do aluno de medicina da UFSCar, uma vez que possibilita um acompanhamento mais próximo dos professores durante o atendimento à população, humanizando o processo de aprendizado. Também é uma possibilidade dos estudantes atuarem em um ambiente altamente especializado e preparado não só para o acolhimento, mas para o ensino e aprendizagem”, destacou Flávia.

REPERCUSSÃO – Acompanhe, ao longo da próxima semana, o Rádio UFSCar Informa, boletim jornalístico veiculado de hora em hora na Rádio UFSCar, que trará uma série de reportagens especiais que detalharão o convênio firmado entre a UFSCar e a Santa Casa.