UFSCar e MinC lançam Rede Pontos de Cultura no dia 19

Escrito por em 16/11/2016

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), lança a “Rede Pontos de Cultura – UFSCar São Carlos”. O evento será no dia 19 de novembro (sábado), a partir das 9 horas no anfiteatro da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, localizada na avenida São Carlos.

A rede de Pontos de Cultura faz parte do Programa Cultura Viva, criado pelo MinC em 2004 com o objetivo de incentivar as comunidades de todo o país ligadas à cultura a formar uma rede de criação e gestão cultural. “Em São Carlos, serão contempladas 6 entidades culturais, que serão os Pontos de Cultura”, explica Wilson Alves-Bezerra, docente do Departamento de Letras e coordenador do projeto junto à Fundação de Apoio (FAI) da UFSCar, responsável pela gestão administrativa e financeira do projeto.

Cada entidade contemplada receberá até R$ 60 mil em três parcelas para desenvolver ações culturais nos segmentos que atuam. Ao longo da execução do projeto serão mapeadas outras ações culturais da cidade e realizadas oficinas de formação.

As inscrições serão abertas a partir de 21 de novembro de 2016. Para concorrer, as entidades precisam estar constituídas e exercendo atividades e ações culturais há pelo menos 3 anos no município de São Carlos. “O intuito deste projeto é fortalecer as entidades já existentes”, detalha Bezerra. Segundo o coordenador, no lançamento da Rede no dia 19 será feita uma apresentação do edital à comunidade cultural da cidade e, a partir das 14 horas, será oferecida uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais.

Entidades culturais ligadas à dança, teatro, música, artesanato, manifestações culturais LGBT, afro-brasileira, indígena, circenses, entre outras vertentes, podem participar. “Esperamos que a Rede de Pontos de Cultura – UFSCar São Carlos contribua ainda mais para fortalecer as entidades locais”, frisa Bezerra. Outras informações pelo site www.pontosdecultura.ufscar.br

pontosdecultura1