UFSCar divulga ciência para crianças

Escrito por em 04/06/2018

UFSCar divulga ciência para crianças

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar lançou mais uma produção com o objetivo de ampliar a cultura científica no Brasil, desta vez voltada às crianças. Em “As aventuras de Ultravioleta e seu companheiro Fóton“, uma série de seis vídeos, Clarice e seu cachorro Nub desvendam mistérios com os amigos Helena e Luizo, e também com a ajuda de Guaraci, o Senhor da Luz.

Os personagens representados por bonecos passam por experiências cotidianas nas quais surgem questões relacionadas à luz que, para serem respondidas, demandam conhecimentos de diferentes áreas. Em cada episódio, uma área do conhecimento é mobilizada: os personagens lidam com questões relacionadas à Química, à Biologia, à Astronomia, à Saúde, à Física e à Microscopia.

Além dos conceitos, os episódios também abarcam questões relacionadas à diversidade e à inclusão, dentre outras temáticas consideradas relevantes na formação de crianças e jovens. Ainda houve cuidados pedagógicos no planejamento da série, como, por exemplo, o uso da redundância para favorecer a compreensão dos assuntos abordados. “As aventuras de Ultravioleta e seu companheiro Fóton” estão disponíveis no site.

Outro grupo da UFSCar, o Núcleo Ouroboros, também reuniu arte e cultura para divulgar ciência. Seus integrantes levaram a peça teatral “A Ciência que ri” para mostrar o mundo dos vidros para crianças de uma escola municipal de São Carlos. A jornalista Kelly Godoy foi acompanhar. Confira a reportagem no podcast do Rádio UFSCar Notícias, edição da tarde de 4 de junho.

Tem mais informações na TV UFSCar. Curta a página, assista os vídeos, fique bem informado e compartilhe com seus amigos.