UFSCar celebra 50 anos da assinatura do decreto que determinou sua instalação em São Carlos

Escrito por em 24/05/2018

A UFSCar está comemorando 50 anos da assinatura do decreto que determinou a sua instalação em São Carlos. Com a assinatura do documento pelo General Artur da Costa e Silva, em 23 de maio de 1968, a cidade conquistou a primeira universidade federal do interior paulista. Dois anos mais tarde, em março de 1970, tiveram início as atividades acadêmicas na UFSCar, nas instalações da antiga Fazenda Trancham, a partir da chegada dos primeiros alunos dos cursos de Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina, e de Licenciatura em Ciências, hoje extinto.

Em 50 anos de história, a Universidade cresceu, se desenvolveu e se tornou destaque nacional e internacional. Atualmente, a UFSCar conta com quatro campi, em São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, e oferece 64 cursos e um total de 2.897 vagas na graduação presencial. Além disso, são 53 programas de pós-graduação, 12 cursos de mestrado profissional, 44 de mestrado acadêmico, 31 de doutorado e 96 cursos de especialização. Na extensão, a UFSCar promove 1.056 atividades em 319 programas nas mais diversas áreas como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura.

Há, no total, 26.935 alunos matriculados na Universidade e 2.354 servidores, sendo 1.324 professores e 1.030 técnico-administrativos. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 99,8% são doutores ou mestres e 95,8% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

A UFSCar foi classificada na 10ª posição entre as melhores universidades do Brasil pelo Ranking Universitário Folha em 2017. Este ranking é uma avaliação anual do Ensino Superior do País feita pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012. Também segundo avaliação do Ministério da Educação divulgada em novembro de 2017, a Universidade atingiu a nota máxima no Índice Geral de Cursos, indicador de qualidade do Ensino Superior, e está entre as 10 melhores universidades do País. Já o Times Higher Education, um dos principais rankings internacionais de universidades, colocou a UFSCar em 18º lugar entre 81 instituições de Ensino Superior da América Latina.

Nesse marco, a Reitoria já está planejando as comemorações que serão realizadas durante todo o ano de 2020, quando a Instituição completa o cinquentenário de sua implantação efetiva e do início de suas atividades acadêmicas. Na programação, haverá eventos científicos, culturais, artísticos e esportivos.