UFSCar assina convênio com a Université Joseph Fourier

Escrito por em 30/05/2011

A parceria possibilita que estudantes de graduação em Engenharia de Materiais estudem na instituição francesa e obtenham diplomas nas duas universidades

Na próxima segunda-feira, dia 30, acontece na UFSCar o ato de assinatura do convênio celebrado entre a UFSCar e a Université Joseph Fourier (UJF), Grenoble I da França. A parceria possibilitará que estudantes de graduação do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar estudem na UJF e, dessa forma, obtenham os diplomas de graduação nas duas instituições de ensino superior.

O convênio, segundo Walter Botta, professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), amplia a formação dos graduandos, já que permite uma experiência de internacionalização do ensino e possibilita que os estudantes da UFSCar vivenciem uma experiência acadêmica no exterior.

O professor Botta também salienta que o convênio consolida uma parceria já existente há cinco anos entre a UFSCar e a UJF, dentro do programa Brasil/França Ingénieur Technologie (Brafitec), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A parceria possibilitou o estabelecimento de estágios entre estudantes de ambas as instituições de ensino. “Já participaram deste programa 16 alunos do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar, sendo que outros quatro alunos estarão indo em agosto e já recebemos 10 alunos franceses”, destaca o docente.

A assinatura do convênio acontece a partir das 14h30 no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do campus São Carlos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar