UFSCar aproxima redes assistenciais em prol da Saúde Mental

Escrito por em 17/09/2018

UFSCar aproxima redes assistenciais em prol da Saúde Mental

No mês de setembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar sedia uma série de ações como parte da campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. Para o dia 18 de setembro está programado um debate, a partir das 13 horas, para falar sobre a “Saúde mental na universidade”, com a psicóloga Thalyse Pereira, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição. Essa e as demais atividades são gratuitas, abertas a participação de todos e sem necessidade de inscrição prévia. A programação completa e mais informações estão disponíveis no Portal da UFSCar.

Nos últimos tempos, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar identificou uma crescente demanda por atenção em saúde mental nos serviços de assistência estudantil e, por isso, resolveu trabalhar na construção de soluções para este grave quadro. Sendo assim, foi lançado um projeto para criar uma política na área para a Universidade, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste momento, um dos objetivos deste projeto é aproximar a rede assistencial da UFSCar com a rede assistencial das cidades onde existem campi da Universidade, para a construção das linhas de cuidados para diminuir problemas como ansiedade e depressão no ambiente universitário. Estão sendo capacitados gestores e trabalhadores da UFSCar e das Redes Assistenciais de São Carlos, Araras, Sorocaba e dos municípios em torno do Campus Lagoa do Sino, como Buri, Campina do Monte Alegre a Angatuba para lidar com essa situação.

Saiba mais sobre a implantação da política de saúde mental da UFSCar no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da tarde de 17 de setembro