Sobre o programa Antenado – por Hélvio Tamoio

Escrito por em 13/01/2014

antenadoQuando fui convidado a assumir o programa Antenado, na rádio UFSCar, em janeiro de 2012, não tinha a dimensão da proposta e, consequentemente, uma perspectiva clara de como caminharíamos e, muito menos, a capacidade real que tínhamos de viabilizar uma roda de debate com temas que não tinham espaço na mídia convencional, de como atingiríamos as mais variadas demandas quentes do país e, se possível, da América Latina e do mundo, ou seja, tudo era ainda uma miragem.

Aos poucos foram chegando notícias vivas e diretas, como a dos moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos que, numa manhã de domingo, foram expulsos de suas casas sob cassetetes, bombas de gás lacrimogênio e muita pancadaria. Os donos das vozes eram os próprios moradores em entrevistas em celulares de gente próxima a eles ou pelos seus representantes legais. Mesmo tendo saído do foco instantâneo e oportuno do jornalismo policialesco, as falas dos agredidos entrou na periodicidade de nossas notícias, como o aviso dos povos indígenas sinalizando a entrada no Congresso Nacional horas antes. Também debatemos com detalhes a importância e o valor do transporte público na vida dos trabalhadores brasileiros que, como apontado pelo rádio e entidades pesquisadoras da questão, continuam escravizados numa sociedade atrelada a um desenvolvimento monopolista e exploratório que, desde a formação do nosso país, exporta pau, pedra, água e carne humana.

De repente, começou a surgir interessados via facebook e isso nos obrigou a abertura de grupos, janelas e espaços para o questionamento das pessoas em tempo real. Entidades e representações dos mais distantes cantos do país e até do mundo, se corresponderam conosco. Os inoportunos e atravessadores logo caiam fora ou só ficavam a nos observar.

No ano passado foram cerca de duzentos programas integralmente ao vivo. Perto de quinhentas entrevistas alternadas com músicas novas de gente alternativa e outras tantas velharias, atravessando mentes, corações e conectando pensamentos críticos, aquecidos em considerações ou resfriando desistências.

Política, Cultura, Meio Ambiente, Comportamento e Sociedade. A informação por meio de olhares incomuns, embalados por muita música. Esse é o Antenado, o programa que tira você da cama e te sintoniza com o mundo. Escute diferente!!!

Hélvio Tamoio

Coordenador da programação especial

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA