SISEM-SP faz exposições na região de São Carlos

Escrito por em 14/07/2014

O SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), é responsável pela articulação dos museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

Confira as exposições que estarão em cartaz durante o mês de julho na região de São Carlos.

“Esta Sala é Uma Piada” em Franca
Período: até 19/7/2014

O SISEM-SP, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, a Prefeitura de Franca e a Associação Paulo Duarte, leva à cidade a exposição “Esta Sala é Uma Piada”. Em cartaz até 19 de julho (sábado), no Museu Histórico José Chiachiri, a mostra é composta de 36 charges e desenhos escolhidos no 40º Salão Internacional do Humor de Piracicaba, que têm como tema as “Manifestações das Ruas” de 2013.

Local: Museu Histórico José Chiachiri (Rua Campos Salles, n° 2010, Centro – Franca/SP)
Horário: segunda-feira, das 14h às 17h30,de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h30

“Imagens do Brasil” em Araraquara
Período:
até 26/7/2014

A exposição itinerante “Imagens do Brasil” é realizada pelo SISEM-SP, em parceria com a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall. Produzida pelo Museu Lasar Segall, a mostra de gravuras conta com 35 reimpressões póstumas de obras do Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista.

Local: Casa de Cultura (Rua São Bento, nº 909 – Araraquara/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, aos sábados, das 9h às 13h

“Marcos da Televisão Brasileira” em Ribeirão Preto
Período: até 27/7/2014

O SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari, o Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto e a prefeitura, apresenta, até 27 de julho, a exposição “Marcos da Televisão Brasileira”. Na mostra, idealizada e organizada pela Pró-TV (Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), o público recordará os artistas, fatos e programas que marcaram a televisão brasileira e a memória dos telespectadores. Com apresentação de momentos que influenciaram, culturalmente e historicamente, na formação da sociedade, como a chegada do homem à Lua, o primeiro beijo na TV, a primeira novela colorida e o início do Jornal Nacional.

Local: Casa da Cultura – Galeria Leonello Berti (Praça Alto de São Bento s/nº – Ribeirão Preto/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3636-1206 / 3635-3660

“Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2” em São Paulo
Inscrições: até 11/7/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), abriu inscrições para o “Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2”, que será realizado no Museu da Energia de São Paulo. Os interessados têm até o dia 11 de julho para se inscreverem gratuitamente para as 40 vagas. A etapa é voltada para os participantes das cinco edições do primeiro ciclo do programa. Com quatro módulos, o curso contará com novos conteúdos: planejamento museológico, documentação, montagem, direitos autorais, comunicação institucional e ação educativa.

Datas: módulo I – 4, 5 e 6/8
módulo II – 8, 9 e 10/9
módulo III – 7, 8 e 9/10
módulo IV – 10, 11 e 12/10/2014

Local: Museu da Energia de São Paulo (Alameda Cleveland, n° 601, Campos Elíseos – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3339-8111/3339-8208 ou e-mail: sisem@sp.gov.br
Adesão: gratuita

PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DOS MUSEUS PAULISTAS
“Projeto Curadoria Coletiva – Macrorregião Sudoeste Paulista”
Período: de 14/7 a 21/12/2014

O SISEM-SP, instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), inicia no dia 14 de julho de 2014, o “Projeto Curadoria Coletiva – Macrorregião Sudoeste Paulista”. A ação integra o Programa de Modernização dos Museus Paulistas.Serão nove encontros, no Museu Paulo Setúbal em Tatuí (SP), com início no dia 14 de julho e término em 1 de dezembro, data da inauguração da primeira montagem da exposição concebida pelo grupo.

Informações: www.sisemsp.org.br

PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL (PROAC) PARA MUSEUS
Inscrições: até 26/8/2014

A Secretaria de Estado da Cultura abriu as inscrições, até 26 de agosto de 2014, para os concursos que selecionarão oito projetos de Difusão de Acervos Museológicos e cinco de Preservação de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo. Ambos integram o edital para museus do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Programação completa e outras nformações: www.cultura.sp.gov.br