Sesc São Carlos realiza o projeto “Dança Rima com Criança 2015” de 11 a 20 de setembro

Escrito por em 11/09/2015

Seis espetáculos – cinco brasileiros e um do Uruguai – que trazem a dança contemporânea e o movimento corporal especialmente criados para crianças serão apresentados nos espaços do Sesc e na Praça XV de novembro.

O Sesc São Carlos realizará nos dias 11, 12 e 13 e 18, 19 e 20 de setembro, sextas, sábados e domingos, o projeto Dança Rima com Criança que em sua 6ª edição, tem como principal objetivo estimular a reflexão sobre os diferentes modos de pensar a dança voltada ao público infanto-juvenil, reunindo artistas locais, internacionais e convidados, teóricos da dança e arte educadores.

A programação da edição 2015 é composta por seis espetáculos – com um total de 12 apresentações -, vivência, oficina e roda de discussão para multiplicadores, numa proposta de ampliar a compreensão da dança, qual o seu papel na sociedade e na formação de crianças e jovens.

Todas as atividades têm entrada gratuita e acontecem nos espaços do Sesc – Teatro, Convivência, Galpão e Quintal – e, nas tarde dos domingos, na Praça XV de Novembro.

Programação

11/9, sexta
9h30 e 15h – “TUPILIQUES”- O ESPETÁCULO
Teatro. Grátis. 60 min.

12/9, sábado
10h às 12h30 – RODA DE CONVERSA
Sala Multiuso. Grátis.
16h – NINHOS, PERFORMANCE PARA GRANDES PEQUENOS
Quintal. Grátis. 60 min.
17h – CUPINZEIRO JOGO, PERFORMANCE
Convivência. Grátis. 45 min.

13/9, domingo
11h – CUPINZEIRO JOGO, PERFORMANCE
Convivência. Grátis. 45 min.
16h – NINHOS, PERFORMANCE PARA GRANDES PEQUENOS
Praça XV de Novembro. Grátis. 60 min.

18/9, sexta
10h às 12h – DANÇA E ACESSIBILIDADE
Oficina. Sala de Atividades Corporais. Grátis.
15h e 19h30 – GIBI
Teatro. Grátis. 45 min.

12/9, sábado
10h às 12h – EXPERIMENTOS DO PROJETO VERDANZAR
Vivência. Sala de Atividades Corporais. Grátis.
16h – PARQUEAR
Quintal. Grátis. 60 min.
17h – PROVOCAÇÕES
Galpão. Grátis. 45min.

13/9, domingo
11h – PROVOCAÇÕES
Galpão. Grátis. 45min.
16h – PARQUEAR
Praça XV de Novembro.
Grátis. 60 min.

Informações sobre os espetáculos, atividades e grupos

Espetáculos

“Tupiliques” o espetáculo
com a Cia. Repentistas do Corpo (São Paulo)

O ponto de partida para esta nova criação foi o livro Tupiliques, do escritor César Obeid, que recriou este universo “tupilicoso” de palavras para realizar um espetáculo lúdico, ritmado, poético, dançado e capaz de “tupilicar” a imaginação de crianças e adultos. Os poemas serão canto/danço/falados pelo elenco e transportam o espectador para este mundo novo de possibilidades.

Tupiliques - O Espetáculo - Solange Avelino - 1

Cia. Repentistas do Corpo. Sua pesquisa propõe composições unindo as várias linguagens, da dança contemporânea, ao teatro, à poesia, à percussão corporal e à música ao vivo, cujo foco é voltado para a cultura brasileira e salienta a importância do componente lúdico e do lirismo na concepção cênica.

11/09, as 9h30 e às 15h. Teatro. 5 anos. Grátis. 50 min.
Exclusivo para grupos previamente agendados 

Ninhos, performance para grandes pequenos
Com Balangandança Cia. (São Paulo)

Vai…e vem. Voa, salta, corre. Volta: para o aconchego, o alimento, a segurança. Imagens e poesias de movimento apresentam ninhos como lugar de partida para os voos, descobertas, passeios. Neste jogo, brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais lembrando as similaridades entre movimentações de diferentes espécies. Os ninhos são os momentos de recolhimento que fortalecem relações mais sutis, íntimas e subjetivas, tão importantes para a criança.

“Ninhos” não conta uma história, nem precisa de explicação. Propõe um espaço de imaginação em que o espectador estabelece suas próprias relações no contato direto com a dança que se apresenta. Cria junto.

ninhos - Crédito Gil Gross (3)

Balangandança Cia. Apresenta um trabalho pioneiro no Brasil, pensa e cria uma dança contemporânea para crianças, há 18 anos. Inventa danças e um jeito de corpo para crianças, que aposta no brincar, unindo conhecimentos diversos sobre o movimento, a arte, a emoção. O corpo a corpo e a relação com o espectador são essenciais. Olhar, dançar… Juntos.

12/09, sábado, às 16h. Quintal e 13/09, domingo, às 16h.
Praça XV de Novembro.
Grátis. 60 min.

Cupinzeiro jogo, performance
Com Coletivo de Artistas de Santos (SP)

Ao perambular num outro ritmo por lugares já conhecidos, os artistas propõem que a presença de seus corpos, silêncios, olhares, pausas e fugas produzam novas ordens e desvendem os segredos que a rotina esqueceu, segredos que as crianças conhecem pela sua forma lúdica de lidar com as coisas, com as pessoas e com o movimento coletivo.

Cupinzeiro

O Laboratório de Corpo e Arte da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) é uma plataforma de criação artística existente desde 2011 na UNIFESP Baixada Santista, idealizada por docentes com diferentes formações artísticas. Os colaboradores propõem projetos e os interessados se conectam a eles para desenvolverem suas experiências e pesquisas, que mesclam o jogo, a dança, o circo e a performance para criar os seus trabalhos, que tratam do encontro entre as pessoas, os espaços públicos e as possibilidades de viver juntos.

12/09, sábado, às 17h e 13/09, domingo às 11h.
Convivência. Livre. Grátis. 45 min.

GIBI
com Lamira Artes Cênicas (Palmas -TO)

O mundo das histórias em quadrinhos somado ao universo dos palhaços compõem a mistura que dá vida a este espetáculo, narrando as aventuras de palhaços adormecidos que vão descobrindo, no mundo das histórias em quadrinhos, a magia e o mote para suas diversões.

Gibi - Credito  Flaviana OX Lamira (9)

Lamira Artes Cênicas é um grupo de artes cênicas que busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

18/09, sexta, às 15h. Exclusivo para grupos previamente agendados.
18/09, sexta, às 19h30. Teatro.

Retirada de ingressos no dia da atividade. Teatro. Grátis. 45 min. Vagas Limitadas.

Essa atividade será melhor aproveitada por crianças acima de 5 anos.

Provocações
com o Projeto Verdanzar (Montevideu-Uruguai)

Provocações é um convite para que o corpo e o objeto se relacionem de forma lúdica e espontânea. Busca provocar no espectador o estímulo para ser parte de um espaço compartilhado que rompe o limite entre a cena e o público, convidando a todos a ser parte do espetáculo. É um espaço de jogo, movimento, corpo e criação. A partir dos objetos, o corpo em ação, se desenvolve esta apresentação que dialoga de forma poética com o conceito de que tudo se recicla em algo novo.

provocações - crédito Alvaro Gonzalez Novoa (1)

Verdanzar. Projeto que promove a circulação e a acessibilidade, e realiza criações de dança e teatro para crianças, jovens, professores e famílias, através de um ciclo anual de cursos e workshops. Com este projeto, surgem possibilidades de realização de oficinas com o objetivo de desenvolver uma troca entre as crianças e os dançarinos, compartilhando com eles os processo criativos que reforçam ainda mais as características do projeto.

19/09, sábado, às 17h e 20/09, domingo, às 11h.
Galpão. Grátis. 45min.

Retirada de ingressos no dia da atividade. Vagas limitadas.

Parquear
Com Dança Multiplex (Belo Horizonte – MG)

Como fazer o silêncio entrar no tempo? Como fazer o tempo andar no ritmo? Como esperar que o tempo não seja tão rápido, mas que seja o bastante? Uma intervenção urbana que parte de uma trajetória, tomando tempo para se relacionar com os outros, com o espaço e traçar composições com a utilização de bambus, tecidos, sombras, folhas, apitos, chapéus, galhos, passarinhos, elásticos, dentre outros materiais.

parquear foto ricardo garcia 1

Dança Multiplex. Um modo colaborativo onde as dançarinas e coreógrafas Margô Assis, Renata Ferreira e Thembi Rosa estabeleceram parcerias para a continuidade das suas pesquisas. Há mais de uma década, o trio desenvolve seus trabalhos apoiando-se mutuamente e em diálogos com artistas de diversas áreas.

19/09, sábado, às 16h. Quintal. 20/09, domingo, às 16h.
Praça XV de Novembro.
Livre. Grátis. 60 min.

Atividades formativas

Roda de conversa

Trocando experiências: a criança e seus percursos em seus processos de criação
Convidadas: Priscilla Villas Boas, coordenadora da linguagem de dança da Escola Municipal de Iniciação Artística SMC/SP, e Renata Fernandes, artista da dança, professora de dança e pesquisadora, coordenou e participou de projetos que envolvem crianças e comunidade.
Mediação: Uxa Xavier

12/09, sábado, 10h às 12h30.
Sala Multiuso. Grátis.
Inscrições na Central de Atendimento.
20 vagas

Oficina

Dança e acessibilidade
Com Fernanda Amaral (criou e desenvolveu, a partir de 2010, o projeto Dança semn Fronteiras, e sua formação inclui balé clássico, consciência corporal, contato improvisação dança contemporânea e DanceAbiliy).

A oficina convida as crianças para o prazer e as descobertas da dança, ampliando a escuta do corpo como um todo e a sua capacidade individual de expressão através do movimento e improviso, acolhendo a diversidade.

Publico: Crianças de 7 a 12 anos.

18/09, sexta, das 10h às 12h.
Sala de Atividades Corporais. Grátis.
Inscrições na Central de Atendimento.
25 vagas

Vivência

Experimentos do projeto Verdanzar (Montevideu – Uruguai)

Oficina de dança com o objetivo de estimular a imaginação individual e coletiva, através de jogos e propostas que despertam o interesse, a investigação, a criatividade e o desenvolvimento do nosso potencial expressivo.

Público: estudantes de dança, educação física, academias, pesquisadores.
Comparecer com roupas confortáveis. Cada participante deverá levar uma caixa de papelão (caixas médias).

19/09, sábado, das 10h às 12h.
Sala de Atividades Corporais. Grátis.
Inscrições na Central de Atendimento.
30 vagas

Serviço:

Data: 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de setembro de 2015.
Horário: diversos.
Ingressos: Grátis
Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA