São Paulo lança programa pioneiro de Cão-Guia no país

Escrito por em 03/05/2011

Ação do governo do Estado de São Paulo terá Centro de Referência na USP; cães-guias serão encaminhados gratuitamente às pessoas com deficiência visual

Hoje, dia Internacional do Cão-Guia, o Estado de São Paulo pode celebrar um importante avanço na área. O governo do Estado de São Paulo lançou, neste mês, o Programa do Cão-Guia e anunciou a construção do Centro de Referência para o Cão-Guia em um prédio sustentável, na USP. O decreto de lançamento do programa foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

O projeto tem como objetivo a implementação do Centro de Referência para o Cão-Guia em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP – FMVZ. O valor da obra está orçado em R$ 2,5 milhões.

“Esse programa é de fundamental importância e vem no sentido de garantir maior autonomia e independência para as pessoas com deficiência visual”, afirma Linamara Rizzo Battistella.

Os filhotes de cachorro que farão parte do treinamento serão entregues, em um primeiro momento, a uma família adotiva, selecionada pelo programa, e que cuidará do cão durante um ano.

Após o primeiro ano com a família, o cão é encaminhado ao Centro de Treinamento, por onde passará por um adestramento intensivo. Nessa etapa, o animal será avaliado permanentemente por treinadores qualificados, contratados pelo centro e avaliados clinicamente por veterinários da FMVZ. O treinamento terá duração de quatro a seis meses. Após o treinamento, os cães serão encaminhados às pessoas com deficiência visual gratuitamente.

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA