São Carlos é a 7ª cidade mais digital do Brasil

Escrito por em 16/06/2011

Nesta terça-feira (14). São Carlos foi considerada a 7ª posição no ranking que mediu o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em 75 municípios brasileiros. O “Índice Brasil de Cidades Digitais” foi criado pela instituição CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás – em parceria com a Momento Editorial, empresa voltada para divulgação de inovação na área das TIC’s.

O índice foi medido a partir de critérios criados pelo CPqD, instituição criada em 1976 e que foca a inovação com base nas TICs para a avaliação do grau de digitalização dos municípios, levou em consideração nove categorias relacionadas, não só à infraestrutura tecnológica (presença de equipamentos primários, banda, cobertura geográfica, etc), mas também a disponibilidade de serviços digitais e até de recursos de acessibilidade, por exemplo, para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas.

São Carlos ficou entre as dez primeiras posições por conta de diversos serviços digitais oferecidos à população como o Sistema Integrado de Consulta ao acervo das bibliotecas de São Carlos, o Serviços Integrado do Município (SIM) online, que possibilita ao cidadão obter diversas informações. O município também viabiliza, através da internet, o boletim eletrônico dos alunos da rede municipal para os pais; documentos como o requerimento eletrônico de licenças, a solicitação do IPTU Verde via internet entre vários outros.

O prêmio foi recebido pelo prefeito em São Paulo. Ele estava acompanhado do secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato. “A cidade de São Carlos está entre as sete primeiras neste índice que avaliou 75 municípios, este e outros prêmios que a cidade já recebeu são frutos de um investimento em tecnologia que resulta em facilidade para o cidadão são-carlense, que é uma das metas do nosso governo”, esclarece o prefeito Barba. Ele também destacou o trabalho de cidades menores que também foram premiadas. “Eu fico feliz por ver cidades iguais ou menores que São Carlos serem premiadas juntamente com grandes capitais, e esperamos estar aqui novamente no ano que vem recebendo o primeiro lugar”, brincou durante seu discurso. O prêmio foi entregue por Juliano Dall’Antonia, diretor de Tecnologia e Serviços do CPqD.

A Prefeitura de São Carlos já recebeu outros prêmios como o TI & Governo e o Prefeito Inovador por suas realizações na área das TIC’s como implantação da Redemetro, batizada em São Carlos de RedeSanca, que vai interligar os pontos como universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos, equipamentos de saúde municipal – Hospital Escola, SAMU e CEME, unidades escolares, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros na transmissão de conteúdo. Outro fator que rendeu prêmios para São Carlos foi o Governo Eletrônico que disponibiliza, online, serviços diversos à sociedade.

Confira as cidades mais digitais do país:

1.º – Belo Horizonte (MG);
2.º – Curitiba (PR);
3.º – Porto Alegre (RS);
4.º – Vitória (ES);
5.º – Ibirapuitã (RS):
5.º – Jundiaí (SP);
6.º – Campinas (SP);
7.º – São Carlos (SP);
7.º – Santos (SP);
8.º – Tarumã (SP);
9.º – São Paulo (SP);
10.º – Tauá (CE).


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA