Robô com tecnologia usada pela NASA é criado em São Carlos para analisar solos

Escrito por em 06/07/2018

Robô com tecnologia usada pela NASA é criado em São Carlos para analisar solos

Cientistas de São Carlos desenvolveram um robô com tecnologia de última geração que analisa solos de forma rápida, limpa e economicamente acessível ao produtor rural. A inovação não gera resíduos químicos e é capaz de analisar 1.500 amostras por dia, fornecendo dados como quantidade de carbono orgânico do solo, textura e pH.
O AGLIBS 1.0, como é chamado o aparelho, utiliza a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS), mesma tecnologia embarcada no Rover Curiosity, robô da agência espacial norte-americana, Nasa, para descobrir a presença de água em Marte.
A técnica está sendo empregada de forma pioneira no Brasil e permite a avaliação do solo em tempo real, em laboratório, enquanto as análises convencionais demoram alguns dias para fornecer os resultados. O equipamento foi apresentado no estande da Embrapa na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 30 de abril e 4 de maio desse ano.
Débora Milori, pesquisadora da Embrapa Instrumentação em São Carlos e uma das envolvidas no projeto, conversou com a Rádio UFSCar para explicar como funciona a plataforma e quais os benefícios que esse novo equipamento pode oferecer ao produtor rural.

Confira a entrevista no podcast da edição matinal de hoje do Rádio UFSCar Notícias. Ouça a partir dos 10 minutos.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA