Revista Universitária do Audiovisual lança edição de fevereiro com especial sobre o Oscar 2012

Escrito por em 24/02/2012

Chamada de artigos sob o tema “Cinema e Psicanálise” é prorrogada até 16 de abril

A 45ª edição da Revista Universitária do Audiovisual (RUA), lançada no mês de fevereiro, traz a primeira parte do Especial Oscar 2012, que comenta a premiação e os principais filmes indicados. Os redatores prepararam uma seleção de críticas inéditas sobre filmes como “A Separação”, “Cavalo de Guerra” e “Millenium – Os homens que não amavam as mulheres”, entre outras já publicadas.

Na seção “Plano Detalhe” os leitores podem conferir as críticas do filme “A Beleza Adormecida”, de Julia Leigh; do documentário “Na Estrada com Zé Limeira”, de Douglas Machado; da série “Fringe”, de JJ Abrams; da HQ “Quando meu pai encontrou um ET fazia um dia quente”, de Lourenço Mutarelli; e em destaque “Precisamos Falar Sobre Kevin”, de Lynne Ramsay. Já a seção “Panorama” conta com os artigos “Dois Perdidos Numa Noite Suja: Uma Transcrição do Teatro para o Cinema”, “MundoBraz: interpenetrações da mundialização no cinema da retomada” e “William Wilson: Da Literatura para o Cinema”. Com destaque para “A Primeira Onda do Cinema Francês”, artigo que faz considerações sobre o começo do cinema francês, desde Meliés até a construção da Pathé, o primeiro império da sétima arte.

A revista apresenta também, na seção Curtas, “Monique ao Sol”, de Wellington Sari, um Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), acompanhado de entrevista com o diretor. Além disso, traz uma entrevista exclusiva com o cineasta Reinaldo Volpato que comenta seu novo longa metragem, “Estranhas Cotoveladas”. Por fim, a décima quarta resenha crítica para o “Especial Ismail Xavier: o estudante de cinema”, que comenta o filme brasileiro “O Bravo Guerreiro”, de 1969, escrito e dirigido por Gustavo Dahl.

O envio de artigos para o 12º Dossiê sobre “Cinema e Psicanálise” foi prorrogado para 16 de abril. Poderão enviar textos para a revista doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, alunos de iniciação científica e graduados com monografia nessa área de estudo. Os artigos submetidos devem ser inéditos e estar relacionados a um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos autores para a revista. Eles serão avaliados e podem integrar a próxima edição do Dossiê. Eles devem ser enviados para o e-mail rua@ufscar.br.

A Revista Universitária do Audiovisual é um projeto de Extensão do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, que divulga trabalhos acadêmicos, resenhas, artigos e críticas que estimulam a reflexão sobre cinema e a produção audiovisual universitária, além de entrevistas, coberturas e especiais sobre comunicação e audiovisual. A publicação é coordenada por alunos de graduação e professores do curso de Imagem e Som da UFSCar.

O periódico tem suas atualizações mensais todo dia 15 no site www.rua.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rua@ufscar.br, para o qual também podem ser enviadas sugestões e contribuições para a revista.



Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA