Reitor da UFSCar toma posse como presidente de Associação da América Latina

Escrito por em 25/05/2011

AUGM congrega 28 universidades sediadas em seis países, 1,46 milhões de  alunos, 120 mil professores e cerca de 50 mil pesquisadores

Em solenidade realizada em Montevidéu, Uruguai, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, tomou posse hoje, dia 24, como Presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Ele dirigirá a instituição no período 2011-2012. Na ocasião também assumiu o cargo de vice-presidente o Reitor da Universidad Nacional de Assunción, Pedro Gerardo Gonzáles.

A eleição de Araújo Filho para presidência da AUGM ocorreu em abril, durante a realização da LIX Reunião do Conselho de Reitores da Associação, na cidade de Santa Fé, na Argentina. Ele sucede o Reitor da Universidad Nacional de Rosário, Dário Maiorana. Em seu discurso de posse, o Reitor da UFSCar celebrou o espírito de representação e de rede acadêmica dos países que compõem a Associação. Ele também agradeceu ao Reitor da Universidad de la República, Rodrigo Arocena, que, durante a posse, enalteceu os 20 anos da AUGM. “Nossa Universidade faz parte da AUGM há bastante tempo e eu tenho expectativa que com nossa participação nós consigamos ampliar a participação das universidades brasileiras em todos os programas. A AUGM tem um grupo já consolidado e uma importância fundamental para nós todos da América do Sul”, ressaltou o novo presidente da AUGM.

Criada em 1991, a AUGM congrega universidades públicas de seis países da região Sul da América Latina. A rede possui 28 universidades, 1,46 milhões de alunos, 120 mil professores e cerca de 50 mil pesquisadores dedicados a um número estimado de 30 mil projetos de pesquisa. Os objetivos da entidade são a integração e cooperação educativa e regional em defesa da Educação Superior Pública considerada como um direito humano universal e um bem público social. Por meio da AUGM são mantidos vários convênios, como, por exemplo, o da Rede Mercocidades para difusão e transferência de conhecimento, formação e capacitação e o desenvolvimento de projetos conjuntos. Com o Parlamento do Mercosul, a Associação também mantém acordo semelhante visando, principalmente, consolidar os processos de integração no bloco.

O novo presidente da AUGM é graduado em Engenharia de Produção e Mestre e Doutor em Engenharia de Produção. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar desde 1979, foi Pró-Reitor de Extensão da Universidade, presidente e vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Já como Reitor da Instituição também foi eleito para a Diretoria Executiva da ANDIFES para o período de 2010-2011. Nesta associação, ele também coordena os trabalhos da Comissão de Relações Internacionais.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA