Reitor da UFSCar é eleito presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu

Escrito por em 02/05/2011

Nome de Targino de Araújo Filho foi indicado pelos reitores das demais universidades brasileiras que integram a AUGM e aclamado por unanimidade

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) escolheu hoje seu novo presidente. O Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, foi eleito por unanimidade após ser indicado pelos demais reitores das instituições brasileiras que integram a Associação. A escolha de um dirigente do Brasil faz parte de um acordo que prevê um rodízio dos países na presidência da Instituição. O vice-presidente eleito foi o Reitor da Universidad Nacional de Asunción (UNA), Pedro González. Até então, estava à frente da AUGM o Reitor da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, Dário Maiorana.

Criada em 1991, a Associação configura–se como uma rede de universidades públicas da região Sul da América Latina que trabalha pela integração e cooperação regional educativa, em defesa da educação pública superior considerada como um desfecho humano universal e um bem público social.

A eleição de Araújo Filho ocorreu durante a LIX Reunião do Conselho de Reitores da AUGM, que acontece concomitantemente ao I Encontro das Cidades e Universidades da AUGM, em Santa Fé, na Argentina. Desde ontem, representantes de universidades e cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai discutem as boas práticas das relações locais entre governos e universidades. O foco está em questões como pobreza e marginalidade, planejamento, cultura, meio ambiente e desenvolvimento local. O objetivo é promover o diálogo e intercâmbio de propostas de cooperação considerando os fatores comuns das cidades que contam com universidades integrantes da AUGM como referência.

Uma das decisões da AUGM no encontro em Santa Fé está relacionada à participação da Associação na quarta edição da Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais da Rede Mercocidades, que deve ocorrer em São Carlos em outubro, durante a Semana Nacional de C&T. A expectativa é ampliar a troca de experiências e o intercâmbio das universidades com as cidades. Ontem, no encontro da Associação, o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, também lançou o Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia 2011 da Rede Mercocidades, que será atribuído ao pesquisador cujo trabalho contribuir efetivamente para a solução de um problema relevante em uma das cidades integrantes da Rede.

A realização do encontro entre as cidades e universidades integrantes da AUGM foi pauta da LVIII Reunião do Conselho de Reitores da AUGM, que ocorreu em dezembro de 2010, em São Carlos, na UFSCar. Esta relação entre as universidades e os municípios onde estão localizadas é um dos desafios da gestão do novo presidente da AUGM. Ao ser eleito, Araújo Filho ressaltou a importância desta temática e da integração das universidades brasileiras com as outras instituições públicas de Ensino Superior da América Latina. “A AUGM é uma das mais produtivas e tradicionais associações de universidades e tem um papel estratégico e fundamental para nós latino-americanos. A escolha da UFSCar para dirigir a Associação muito nos orgulha”, afirma o Reitor. “Eu imagino que nós temos muito a contribuir, principalmente ao dialogar e transmitir valores importantes para nossa Universidade, como a excelência acadêmica com compromisso social”, conclui o dirigente.

O Reitor Targino assume a presidência da AUGM no próximo mês de maio, em cerimônia realizada em Montevidéu na sede da AUGM. Sua gestão estende-se até maio de 2012.

Fonte: CCS – UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA