Regimento da Rádio UFSCar prevê criação de conselhos Gestor e de Programação

Escrito por em 29/08/2016

Em agosto de 2016, a Rádio UFSCar comemora seu nono ano no ar. As primeiras transmissões aconteceram em 23 de agosto de 2007 e, nove anos depois, a emissora apresenta uma programação comprometida com seu caráter educativo e com a diversidade cultural. No primeiro semestre de 2016, a Rádio levou ao ar 52 programas e mais de 20 horas diárias de música e informação.

No marco dessa comemoração, o Conselho de Extensão (CoEx) da UFSCar acaba de aprovar o Regimento Interno da Rádio, elaborado pelo Conselho Editorial provisório instalado em março do ano passado. No documento, constam os princípios da emissora, registrando o compromisso de difundir uma programação “educativa, cultural, jornalística e científica, isenta dos ditames mercadológicos, que contribua para o fortalecimento da cidadania, com a transmissão de programas culturais qualificados e informação diversificada, em defesa da difusão da cultura nacional e regional, com estímulo à produção independente e fomento à cena cultural local”. O Regimento destaca também a missão do projeto de promover o desenvolvimento do saber, produzindo, sistematizando, criticando, integrando, protegendo, divulgando e difundindo o conhecimento humano.

Um destaque é o estabelecimento da estrutura da unidade, com a implantação de um Conselho Editorial e Gestor da Rádio UFSCar, órgão deliberativo e fiscalizador; e um Conselho de Programação, consultivo e fiscalizador para o cumprimento de finalidades, funções, atribuições e competências da emissora.

Conselho Editorial
Instalado em março de 2015, o Conselho Editorial provisório da Rádio UFSCar é presidido por Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, docente do Departamento de Engenharia Civil, e composto pelo Coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Wilson Alves Bezerra, que ocupou a Vice-Presidência; por integrantes da equipe da Rádio UFSCar – Cristiano Barbosa do Amaral e Diego Musarra Doimo –; pelo docente do Departamento de Química da UFSCar Luiz Carlos Gomides Freitas, responsável pelo programa “Arte do Blues”, veiculado na emissora; por David de Cicco Saidel, representante da comunidade externa à Universidade, responsável pelo programa “Cordas e Acordeon”; pela Diretora da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar, Gisele Bicaletto; e pela docente do Departamento de Artes e Comunicação Débora Burini. Com a consolidação do Regimento Interno, essa composição será dissolvida para empossar os dois novos conselhos que constam no documento.

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA