Rádio UFSCar entrevista ciclista e fotógrafo Beto Ambrósio

Escrito por em 27/09/2018

Rádio UFSCar entrevista ciclista e fotógrafo Beto Ambrósio

O Brasil é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados no último levantamento realizado por estudiosos da Organização Mundial da Saúde: 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física. Entre os homens, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001. Para colaborar para tornar a população brasileira mais ativa, acontece um dos principais movimentos nacionais de combate ao sedentarismo: a 6ª edição da Semana MOVE, uma iniciativa do SESC São Paulo, que realiza centenas de atividades físicas e esportivas, de graça, em todo o estado.

Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas. E nesse ano ficou maior ainda, pois com o tema “Por uma América Latina Mais Ativa!”, o evento integrou 16 países, que oferecem juntos uma programação que conta com aulas, apresentações, bate-papos e passeios para pessoas de todas as idades conhecerem e encontrarem sua modalidade preferida e colocar essa prática na rotina.

Como parte das atividades realizadas pelo SESC São Carlos na Semana, estreou a série de encontros “Vai de que?”, que até o mês de novembro vai levar viajantes para contar memórias de andanças feitas de maneiras bem inusitadas. O primeiro convidado foi o ciclista e fotógrafo Beto Ambrósio, que contou sobre sua volta de bicicleta pela América Latina. Ele pedalou 25.160 Km, passou por 17 países em dois anos, 8 meses e 13 dias – quase mil dias pedalando.

Beto passou pela Rádio UFSCar para falar um pouco sobre essa aventura. Ele contou sobre sua paixão pela bicicleta, a reação de seus familiares e amigos, a preparação, os desafios encontrados e como os sentimentos intensos vividos nesta viagem mudaram a forma dele enxergar o mundo e a vida. Ainda foram abordadas as fotos registradas e o livro “Fé latina: Uma volta de bicicleta pela América Latina”. Será que ele pensa em fazer outra viagem desse tipo?

Ouça a entrevista no podcast do Asterisco – edição da tarde de 26 de setembro.

 


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA