Projeto Trilhas da Natureza promove visita ao cerrado da UFSCar

Escrito por em 11/09/2018

Projeto Trilhas da Natureza promove visita ao cerrado da UFSCar

Dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, bioma que, infelizmente, ainda é muito ameaçado no Brasil. Segundo a bióloga Liane Printes, chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental da UFSCar, essa área natural é considerada berço das águas e possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do país. Mas, somente no Estado de São Paulo, apenas 1% de toda sua cobertura original segue preservada.

Para marcar a data, conscientizar e celebrar o privilégio de contar com um Cerrado no Campus São Carlos da UFSCar, o projeto Trilhas da Natureza promove hoje, a partir das 18h30, mais uma visita monitorada ao Cerrado da Universidade. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar esse importante bioma e conhecer mais sobre suas particularidades.

A atividade, que tem duração aproximada de duas horas e meia, é gratuita e aberta a toda a comunidade. O ponto de encontro é o Departamento de Apoio à Educação Ambiental da UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos. Para participar, é preciso estar de sapatos fechados e calças compridas, além de ser recomendado usar protetor solar, repelente de insetos, chapéu ou boné e levar água. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail trilhadanatureza@gmail.com.

O projeto “Trilhas da Natureza” acontece há 26 anos na UFSCar. A iniciativa começou no Departamento de Botânica e, no início, era realizado para a formação dos estudantes de Biologia, tanto no aprendizado quanto na recepção de alunos da educação básica para ensiná-los sobre educação ambiental. Com o passar do tempo as possibilidades foram crescendo, o projeto passou a receber outros participantes e a propor novas atividades. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Facebook.

Confira mais informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 11 de setembro de 2018.