Programação do mês de junho na Oficina Cultural de São Carlos

Escrito por em 21/06/2015

Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda esta com inscrições abertas para atividades do mês de junho.

Integrando a programação do 2º trimestre a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda realiza 04 atividades no mês de junho e as inscrições para estas oficinas estão sendo realizadas pelo site das Oficinas Culturais. Serão oferecidas atividades as seguintes atividades:

Palestra de Conservação de Obras de Arte e Acervos Culturais em Exposição, nesta palestra serão apresentados aspectos gerais da conservação de acervos em exposição, abordando desde as ações dos profissionais envolvidos até a participação do público, enquanto espectador e colaborador da preservação do patrimônio. Sob coordenação de Ariane Lavezzo que é formada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde especializou-se em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na Escola de Belas Artes. Desde 2002 trabalha na conservação do acervo do MAC-USP.

Laboratório de Vivências Urbanas, no qual serão apresentadas diferentes linguagens da intervenção urbana – grafite, fotografia, publicidade e performance, entre outras – e o trabalho da companhia canadense Mammalian Diving Reflex e do Grupo de Estudos Nomads.USP. Em um segundo momento, serão abordados: produção e realização de projetos, uso de plataformas de financiamento colaborativo, leis de incentivo e utilização da ferramenta Dragon Dreaming para organização das propostas. No encerramento, os participantes criarão uma intervenção para o espaço da Oficina Cultural. O trabalho será coordenado por Nayara Benatti que é mestranda no programa de Arquitetura de Urbanismo da USP São Carlos e graduada em Ciências Sociais pela UFSCar. Possui formação em Design de Projetos Colaborativos na ferramenta Dragon Dreaming. Foi voluntária no Catarse (plataforma de financiamento coletivo) e produtora na Rádio UFSCar. Pelo projeto “Laboratório em Gestão Cultural e Vivência Artística”, recebeu bolsa do Ministério da Cultura, realizando residência artística em Toronto.

Workshop: A Linguagem da Montagem Cinematográfica, que abordará os elementos fundamentais da montagem cinematográfica, da decupagem feita previamente antes da captação de imagens até os diferentes tipos de edição do material – montagem métrica, rítmica, tonal, atonal e intelectual. Será coordenado por Bárbara Roma que é formada em Imagem e Som pela UFSCar, com ênfase em Roteiro, Direção e Edição. Trabalhou com produção e programação musical na Rádio UFSCar. É editora de vídeo na empresa Tao Criativo; roteirizou e dirigiu “A Marca do Lobo”, curta atualmente em fase de finalização.

E fechando a programação do 2º trimestre, um bate-papo sobre o Processo de Criação: Dramaturgia em Cena, com o dramaturgo Lauro César Muniz, que falará sobre o seu processo de criação para teatro e televisão. Lauro César Muniz é um dos principais autores da história da teledramaturgia brasileira, tem uma carreira repleta de peças teatrais e novelas de grande sucesso. Dentre suas principais obras destacam-se: no teatro, “O Santo Milagroso”, “Este Ovo é um Galo” e “Luar em Preto e Branco”; na televisão, a minissérie “Chiquinha Gonzaga” e as novelas “O Casarão” e “O Salvador da Pátria”, da TV Globo. Recentemente, escreveu as novelas “Poder Paralelo” e “Máscaras” para a TV Record. Seus textos teatrais foram lançados pela Editora Giostri em uma edição de luxo com quatro volumes, intitulada “Obras Completas de Lauro César Muniz”.

Mais informações:

Acervos Culturais

PALESTRA: CONSERVAÇÃO DE OBRAS DE ARTE E ACERVOS CULTURAIS EM EXPOSIÇÃO

Palestrante: Ariane Lavezzo
11/6 – quinta-feira – 19h às 22h
Público: profissionais ligados a acervos, artistas e demais interessados
Inscrições: 7/4 a 30/5
20 vagas

Arte Urbana

LABORATÓRIO DE VIVÊNCIAS URBANAS

Coordenação: Nayara Benatti
10/6 a 1/7 – quartas-feiras – 18h às 22h
Público: artistas, estudantes do ensino médio e demais interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 27/5 a 8/6
Seleção: carta de interesse
12 vagas

WORKSHOP: A LINGUAGEM DA MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA

Coordenação: Bárbara Roma
12 e 13/6 – sexta-feira – 19h às 22h | sábado – 9h às 12h e 14h às 18h
Público: interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 7/4 a 30/5
20 vagas

PROCESSO DE CRIAÇÃO: DRAMATURGIA EM CENA

Convidado: Lauro César Muniz
24/6 – quarta-feira – 19h às 21h
Público: interessados a partir de 15 anos
50 vagas

Todas as atividades oferecidas pela Oficina Cultural são gratuitas, para se inscrever basta acessar o site.

Maiores informações: Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda
Rua São Paulo, 745 Centro