São Carlos recebe especialista em prevenção a violência sexual

Escrito por em 27/08/2018

São Carlos recebe especialista em prevenção a violência sexual

Como parte da campanha “Não Pode” – de combate ao abuso e violência infanto-juvenil, a Prefeitura de São Carlos promove diversas rodas de conversa com Caroline Arcari, uma das maiores especialistas em prevenção a agressão sexual. Além de esclarecer dúvidas da população, a profissional também vai capacitar trabalhadores ligados a rede de proteção deste público.

Pedagoga e educadora sexual, Caroline Arcari é autora do livro infantil “Pipo e Fifi”, que fala sobre prevenção da violência sexual na infância e já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil e também já chegou em outros cinco países. A obra funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. A publicação já foi premiada pela Fundação Abrinq, Unicef, e Save The Children. Em 2015, o material didático recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso de Educação Sexual da Universidade do Minho, em Portugal.

A especialista vai participar de rodas de conversa com a comunidade nos bairros Zavaglia, Monte Carlo, Cidade Aracy I e São Carlos VIII e no distrito de Santa Eudóxia. Serão abordados o panorama da violência sexual, alguns mitos relacionados ao tema, como perceber as mudanças de comportamento das crianças e adolescentes que estão sofrendo com isso, como denunciar e como promover a autoproteção e ambientes seguros contra a violência sexual.

Agenda:

Dia 27, a partir das 19 horas, a roda de conversa acontece no Jardim Zavaglia, na Associação Sal da Terra.

Dia 28, o bate-papo é em Santa Eudóxia, no Centro Municipal de Educação Infantil José de Brito Castro, a partir das 15h45.

Dia 29 de agosto, o encontro será a partir das 8 da manhã no Centro da Juventude Elaine Viviani, ali na Rua Paulo 6º, nº 1000, no Jardim Monte Carlo.

Também no dia 29 – quarta-feira, mas às 18 horas, a roda de conversa acontece no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe para as famílias do Cidade Aracy 1, que são atendidas pelo Salesianos São Carlos.

Por fim, no dia 30, Caroline Arcari fala no Espaço Salesianos Dom Luciano Mendes de Almeida, na Rua Oscar Ferreira, nº 300, no bairro São Carlos VIII, a partir das 18 horas.

Já o minicurso para os profissionais da rede sobre metodologias de prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção também ocorre no dia 30 de agosto, durante todo o dia, no SESC São Carlos. Mais informações no site ou no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da tarde de 27 de agosto.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA