Prefeitura lança curso de qualificação profissional

Escrito por em 25/05/2011

Curso oferece 80 vagas para auxiliar administrativo

O prefeito Oswaldo Barba lançou na manhã desta terça-feira (24), no Paço Municipal, o curso de Auxiliar Administrativo que integra o Plano Territorial de Qualificação (Planteq), uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Participaram do lançamento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues e a diretora-presidente da Fundação Educacional São Carlos (Fesc), Eliseth Pedrazzani.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda contratou a FESC, via UniTrabalhador, para ministrar o curso que vai oferecer 80 vagas destinadas à população desempregada com mais de 16 anos, sem limite de idade, que esteja cursando ou tenha completado o Ensino Médio e esteja inscrito na Casa do Trabalhador.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio na Casa do Trabalhador, na avenida São Carlos, nº 1.800, no centro, das 8 às 17h. Os documentos necessários para a inscrição são: Cópia do RG; CPF; Carteira Profissional (frente e último registro); cópia do comprovante de escolaridade; cópia do comprovante de residência e cópia do Cartão Social (nos casos de pessoa com deficiência).

No total serão 215 horas de curso, nos meses de junho a agosto, com conteúdo diverso envolvendo: informática; capacidade empreendedora; rotinas administrativas e gestão; dentre outras atividades e oficinas nas áreas de saúde, segurança no trabalho, direitos e cidadania.

Cada aluno matriculado no curso receberá gratuitamente camisetas, transporte, lanche, material didático apostilado, e kit estudantil contendo uma mochila, caderno, lápis e caneta.

Emerson Domingues, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, revela que, agora com a realização de cursos de qualificação, sua Secretaria fecha o clico do convênio com o MTE que estabelecia a inauguração da Casa do Trabalhador, a expedição da carteira de trabalho e habilitação do Seguro Desemprego.

“A Fesc executará as ações permanentes de qualificação profissional que serão desenvolvidas por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e o MTE”, explicou Domingues, reiterando que este é só o primeiro curso e que outros serão realizados conforme a demanda do mercado.

A diretora-presidente da Fesc, Eliseth Pedrazzani, disse que curso vai seguir as orientações do MTE. “O curso dará uma importante formação social aos alunos, já que serão dadas também noções de cidadania”, concluiu.

Ao enaltecer mais essa parceria com o MTE, o prefeito Barba lembrou que a Prefeitura vem trabalhando para oferecer oportunidade para os jovens, casos do ProJovem Trabalhador e ProJovem Adolescente, e agora esse curso de qualificação profissional.

“Esse curso realmente tem uma demanda bastante grande. Empresas privadas, órgãos públicos, enfim, todas elas necessitam de auxiliar administrativo, por isso escolhemos essa área para qualificação da primeira turma”, explicou Barba.

Ainda segundo o prefeito, a criação da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, no início do seu governo, foi algo preponderante para que São Carlos conseguisse, nos dois primeiros anos, gerar cerca de 2.900 postos de trabalho com carteira assinada.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Carlos2

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA