UFSCar começa a construir política de saúde mental com o SUS

Escrito por em 21/08/2018

UFSCar começa a construir política de saúde mental com o SUS

A UFSCar lançou um projeto para criar uma política de saúde mental da Universidade em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde). A ideia é construir linhas de cuidado para diminuir problemas como ansiedade e depressão no ambiente universitário.

Nos últimos tempos, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Instituição identificou uma crescente demanda nos serviços de assistência nesta área e por isso, resolveu envolver os departamentos acadêmicos de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional, além do Hospital Universitário e a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade na construção de soluções para este grave quadro.

Um dos objetivos deste projeto é aproximar a rede assistencial da UFSCar com a rede assistencial das cidades onde existem campi da Universidade, para a construção das linhas de cuidados em continuidade às das Redes de Atenção Psicossocial. Sendo assim, estão sendo capacitados gestores e trabalhadores de São Carlos, Araras, Sorocaba e dos municípios em torno do Campus Lagoa do Sino, como Buri, Campina do Monte Alegre a Angatuba para lidar com essa situação.

Saiba mais no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da tarde de 21 de agosto.