Pesquisa aborda violência de gênero dentro da UFSCar

Escrito por em 22/08/2018

Pesquisa aborda violência de gênero dentro da UFSCar

Mapear a violência de gênero no Campus São Carlos da UFSCar a partir das respostas de alunos e alunas dos cursos de graduação presenciais. Esse é o objetivo de um trabalho do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Saúde, Educação, Gênero e Direitos (NESEA) da Universidade. De acordo com os pesquisadores, medidas protetivas e de prevenção à violência de gênero no ambiente universitário poderão ser propostas com base nos resultados obtidos. A ideia é estender a pesquisa aos estudantes dos outros campi da UFSCar.

Para desenvolver o estudo, os cientistas enviaram aos alunos, por e-mail, o link de acesso a um questionário online com perguntas relativas ao tema. O tempo de resposta é de, aproximadamente, dez minutos, e a participação é voluntária e totalmente sigilosa. Os estudantes que não receberam o questionário podem acessá-lo neste link ou no site da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), que é uma das parceiras do projeto de pesquisa.

O NESEA e o trabalho em andamento são coordenados pelas professoras da UFSCar Márcia Cangiani Fabbro, do Departamento de Enfermagem (DEnf), e Aida Victoria Garcia Montrone, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME). Além da SAADE, o projeto também tem parcerias com a Ouvidoria e com o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade.

Confira mais informações no podcast da edição matinal de hoje do Rádio UFSCar Notícias.