Palestra apresenta Pedagogia Waldorf em São Carlos

Escrito por em 15/06/2018

Palestra apresenta Pedagogia Waldorf em São Carlos

Você já ouviu falar da Pedagogia Waldorf? É um movimento educacional que tem como base o conceito de que o desenvolvimento de cada ser humano é diferente. Assim, o ensino leva em conta as distintas características de cada indivíduo. Ou seja, um mesmo assunto é abordado várias vezes mas nunca da mesma maneira e sempre respeitando a capacidade de compreensão de cada um.

Por isso, a Pedagogia Waldorf junta o progresso físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos, com o objetivo de desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. Existem atualmente mais de 1092 Escolas Waldorf no mundo e cerca de 1857 jardins de infância em mais de 64 países. Nesta pedagogia, as escolas e professores tem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e também a governança. As provas também são diferentes.

Para apresentar mais sobre esse movimento, acontece no dia 15 de junho, em São Carlos a palestra “A Pedagogia Waldorf: da educação infantil ao ensino médio”, com Ana Paula Vieira, integrante da coordenação do Seminário de Formação de Professores Waldorf, de Brasília. A palestra será na Rua Conde do Pinhal, nº 2017, a partir das 19 horas.

A formadora de professores Ana Luiza Bruno, presidente da Associação Caliandra de Pedagogia Waldorf de São Carlos, que é organizadora do evento, falou a Rádio UFSCar. Ouça a entrevista no podcast do Rádio UFSCar Notícias, edição da tarde de 14 de junho e saiba mais.