Orquestra Experimental da UFSCar faz apresentação gratuita no Sesc

Escrito por em 12/08/2015

Com a coordenação e regência da Prof.ª Maria Carolina Joly, o grupo é composto por 100 integrantes, entre músicos amadores e profissionais, que atuam no estímulo ao desenvolvimento da cultura musical por meio da prática de conjunto e do domínio de instrumentos. No Sesc, a Orquestra apresentará um repertório de músicas populares brasileiras com arranjos muito especiais.

A Orquestra

É caracterizada como uma orquestra comunitária que se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de um repertório musical e prática de conjunto, voltados especialmente, mas não exclusivamente, para a cultura brasileira. Esse núcleo de orquestra tem sido denominado de Orquestra Experimental da UFSCar e aglutina músicos de todas as idades (desde 12 anos até 69 anos) oriundos de todos os segmentos da sociedade de São Carlos e cidades da região, além de alunos da graduação, pós-graduação, funcionários e professores da UFSCar.

Ao longo de seus 23 anos de história, a orquestra recebeu mais de 500 músicos amadores e profissionais, tocou com artistas consagrados, tais como Paulo Moura, Dominguinhos, Mozart Terra, Ivan Vilela, Clóvis Beltrami, entre outros, e realizou cerca de 30 concertos anuais em diferentes cidades, levando música par teatros, praças, ruas, escolas, fábricas, estádios, centros comunitários, entre outros. A orquestra é conhecida pela descontração e alegria de seus participantes, seu repertório diversificado e pela formação instrumental diferenciada, que agrega instrumentos convencionais de orquestra como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, trompa e percussão junto com instrumentos populares: flauta doce soprano, flauta dos contralto, saxofone, baixo elétrico, teclado, cavaquinho, xilofone e bateria. Esta combinação de instrumentos gera uma sonoridade única e interessante, além de permitir que os mais diferentes músicos possam se juntar para tocar juntos. Hoje com cerca de 100 participantes, jovens em sua maioria, o grupo se tornou um espaço para tocar, ensinar, aprender e fazer amigos.

A Orquestra Experimental tem a coordenação e regência das professoras Ilza Joly e Maria Carolina Joly. Os ensaios ocorrem todas as segundas e quartas, às 19h, na sala de ensaio da Orquestra, localizada no Campus de São Carlos da UFSCar.

Apresentação da Orquestra Experimental da UFSCar
Dia 13 de agosto, quinta, às 20h30