Orquestra dos Brinquedos de Lisboa no SESI Araraquara

Escrito por em 29/08/2016

A apresentação da orquestra criativa vinda diretamente de Portugal acontece no dia 1 de setembro, quinta às 20h e a entrada é gratuita.

O SESI Araraquara recebe no dia 1 de setembro, quinta às 20h, o espetáculo colorido e divertido da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa. Em turnê pelo Brasil, o timbre cômico dos brinquedos vem encantando os mais diferentes públicos e conquistando a crítica especializada.

O projeto, que pretende de forma divertida e muito colorida iniciar as crianças no mundo da música clássica, foi criado em 2014 pela Foco Musical, uma organização portuguesa voltada para o domínio da pedagogia musical. A orquestra é constituída por 21 músicos, 18 deles estão no Brasil encantando o público com instrumentos inusitados e uma expressão musical impressionante.

Com vertente pedagógica, a orquestra associa questões da literatura com a criatividade, propondo transformar e estilizar um processo de trabalho de sala de aula em formato de um espetáculo colorido e divertido, que resgata a música erudita de forma lúdica e cômica.

A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa realiza um concerto dividido em duas partes. Na primeira, os músicos apresentam repertório para percussão corporal, no qual utilizam copos e tubos de plástico, bem como outros materiais surpreendentes. A segunda parte é constituída por um espetáculo satírico, com repertório orquestral interpretado por meio de instrumentos de plástico e brinquedos, numa viagem pela história da música tonal.

A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser reservados a partir do dia 29 de agosto pelo sistema Meu SESI, na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Uma cota de ingressos também será distribuída na bilheteria da unidade 30 minutos antes do início do espetáculo.

Sobre Miguel Pernes
Fundador e diretor artístico e pedagógico da Foco Musical desde 1996, foi manager de diversas orquestras e agrupamentos de câmara. Escreveu artigos no domínio da educação musical para a revista Coisas de Criança, foi revisor científico de literatura musical e orientou formação de professores no domínio da expressão e educação musical em mais de 10 municípios de Portugal. Foi consultor pedagógico para a educação musical no Departamento de Educação e Juventude da Prefeitura de Lisboa, orientando o Programa de Iniciação Musical da cidade.

Mestre em educação musical no ensino básico, pela Escola Superior de Educação de Setúbal e pós-graduado em gestão e animação de projetos no domínio das atividades de enriquecimento curricular, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoDirige a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa desde 2014. Enquanto diretor artístico foi homenageado com o prêmio internacional Young Audiences Music Awards – Public Choice 2015, pela Jeunesses Musicales Internacional.

Ficha Técnica

Ficha técnica: Direção musical e artística: Miguel Nabais Pernes | primeiras melódicas: Dinis Mendes, Carla Ruaro, Ricardo Martins | segundas melódicas: Lucas Santana, Mariana Machado, Nelson Brederode | terceiras melódicas: Miriam Alfredo, Carlos Lopes | mini teclado: Eva Nascimento | boomwhackers/tubos sonoros: Diogo Dias | flauta transversal de plástico: José Calhau | flauta de bisel de plástico: Mafalda Gonçalves | clarinete de plástico: Leonor Amarilli | saxofone de plástico: Pedro Barbosa | tronfunil (mangueira com funil): João Alves | trombone de plástico: Gabriel Gonçalves | garrafões de plástico: Pedro Araújo | TÉCNICOS som: Bernardo Machado | luz: Ricardo Silva | PRODUÇÃO produção e road management: Paulo Batalha | assistente de produção e roadie: Vasco Marta | REPORTAGEM assessoria de imprensa Brasil: Patrícia Brederode | realização e câmara: David Caetano ASSESSORIA LOCAL SÃO PAULO assessoria pedagógica e comunicação: Cibelle Rosa (Transformadoria) | produção Camila Faria (Transformadoria)

Repertório

Orfeu (abertura e ritornelo) – C. Monteverdi (1567-1643)
Cânone em RéM – J. Pachelbel (1653-1706)
Ária da Suite Orquestral n.º 3 – J. S. Bach (1685-1750)
Concerto para Clarinete e Orquestra (extratos do 1.º e do 2.º andamento) – W. A. Mozart (1756-1791)
5.ª sinfonia (extrato do 1.º andamento) – L. V. Beethoven (1770-1827)
Concerto para piano e orquestra n.º 1 (extrato do 1.º andamento) – P. I. Tchaikovsky (1840-1893)
Sinfonia do Novo Mundo (extrato do 4.º andamento) – A. Dvorak (1841-1904).
Extra: Assalto às Notas – Jorge Salgueiro (1969)

SESI Música
Criado em 2006, o projeto SESI-SP Música oferece ao público apresentações gratuitas de música erudita, popular, nacional e internacional, em todo o Estado de São Paulo. A programação inclui variadas formações musicais, como duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais. Entre os diversos gêneros contemplados estão blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul e world music. O objetivo é promover o acesso do trabalhador da indústria e da comunidade às diferentes linguagens para a formação de público e difusão da cultura e da arte musical

SERVIÇO
Local: SESI Araraquara | CAT Wilton Lupo – Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana (Vl. Xavier), Araraquara – SP.
AVCB: 242309 – validade: (07/06/2021)
Alvará: 569/79 – validade: (07/06/2021)
Datas e horários: 1 de setembro, quinta-feira às 20h
Capacidade: 140 lugares 4 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Gênero: Música internacional

Informações: (16) 3305-2500

Entrada gratuita – os ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. As reservas devem ser trocadas com antecedência na Secretaria Única do SESI Araraquara, de terça a sexta, das 12h às 18h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h. Uma cota de ingressos também será distribuída na bilheteria da unidade 30 minutos antes do espetáculo.

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA