Orquestra dos Brinquedos de Lisboa no SESI Araraquara

Escrito por em 29/08/2016

A apresentação da orquestra criativa vinda diretamente de Portugal acontece no dia 1 de setembro, quinta às 20h e a entrada é gratuita.

O SESI Araraquara recebe no dia 1 de setembro, quinta às 20h, o espetáculo colorido e divertido da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa. Em turnê pelo Brasil, o timbre cômico dos brinquedos vem encantando os mais diferentes públicos e conquistando a crítica especializada.

O projeto, que pretende de forma divertida e muito colorida iniciar as crianças no mundo da música clássica, foi criado em 2014 pela Foco Musical, uma organização portuguesa voltada para o domínio da pedagogia musical. A orquestra é constituída por 21 músicos, 18 deles estão no Brasil encantando o público com instrumentos inusitados e uma expressão musical impressionante.

Com vertente pedagógica, a orquestra associa questões da literatura com a criatividade, propondo transformar e estilizar um processo de trabalho de sala de aula em formato de um espetáculo colorido e divertido, que resgata a música erudita de forma lúdica e cômica.

A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa realiza um concerto dividido em duas partes. Na primeira, os músicos apresentam repertório para percussão corporal, no qual utilizam copos e tubos de plástico, bem como outros materiais surpreendentes. A segunda parte é constituída por um espetáculo satírico, com repertório orquestral interpretado por meio de instrumentos de plástico e brinquedos, numa viagem pela história da música tonal.

A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser reservados a partir do dia 29 de agosto pelo sistema Meu SESI, na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Uma cota de ingressos também será distribuída na bilheteria da unidade 30 minutos antes do início do espetáculo.

Sobre Miguel Pernes
Fundador e diretor artístico e pedagógico da Foco Musical desde 1996, foi manager de diversas orquestras e agrupamentos de câmara. Escreveu artigos no domínio da educação musical para a revista Coisas de Criança, foi revisor científico de literatura musical e orientou formação de professores no domínio da expressão e educação musical em mais de 10 municípios de Portugal. Foi consultor pedagógico para a educação musical no Departamento de Educação e Juventude da Prefeitura de Lisboa, orientando o Programa de Iniciação Musical da cidade.

Mestre em educação musical no ensino básico, pela Escola Superior de Educação de Setúbal e pós-graduado em gestão e animação de projetos no domínio das atividades de enriquecimento curricular, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoDirige a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa desde 2014. Enquanto diretor artístico foi homenageado com o prêmio internacional Young Audiences Music Awards – Public Choice 2015, pela Jeunesses Musicales Internacional.

Ficha Técnica

Ficha técnica: Direção musical e artística: Miguel Nabais Pernes | primeiras melódicas: Dinis Mendes, Carla Ruaro, Ricardo Martins | segundas melódicas: Lucas Santana, Mariana Machado, Nelson Brederode | terceiras melódicas: Miriam Alfredo, Carlos Lopes | mini teclado: Eva Nascimento | boomwhackers/tubos sonoros: Diogo Dias | flauta transversal de plástico: José Calhau | flauta de bisel de plástico: Mafalda Gonçalves | clarinete de plástico: Leonor Amarilli | saxofone de plástico: Pedro Barbosa | tronfunil (mangueira com funil): João Alves | trombone de plástico: Gabriel Gonçalves | garrafões de plástico: Pedro Araújo | TÉCNICOS som: Bernardo Machado | luz: Ricardo Silva | PRODUÇÃO produção e road management: Paulo Batalha | assistente de produção e roadie: Vasco Marta | REPORTAGEM assessoria de imprensa Brasil: Patrícia Brederode | realização e câmara: David Caetano ASSESSORIA LOCAL SÃO PAULO assessoria pedagógica e comunicação: Cibelle Rosa (Transformadoria) | produção Camila Faria (Transformadoria)

Repertório

Orfeu (abertura e ritornelo) – C. Monteverdi (1567-1643)
Cânone em RéM – J. Pachelbel (1653-1706)
Ária da Suite Orquestral n.º 3 – J. S. Bach (1685-1750)
Concerto para Clarinete e Orquestra (extratos do 1.º e do 2.º andamento) – W. A. Mozart (1756-1791)
5.ª sinfonia (extrato do 1.º andamento) – L. V. Beethoven (1770-1827)
Concerto para piano e orquestra n.º 1 (extrato do 1.º andamento) – P. I. Tchaikovsky (1840-1893)
Sinfonia do Novo Mundo (extrato do 4.º andamento) – A. Dvorak (1841-1904).
Extra: Assalto às Notas – Jorge Salgueiro (1969)

SESI Música
Criado em 2006, o projeto SESI-SP Música oferece ao público apresentações gratuitas de música erudita, popular, nacional e internacional, em todo o Estado de São Paulo. A programação inclui variadas formações musicais, como duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais. Entre os diversos gêneros contemplados estão blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul e world music. O objetivo é promover o acesso do trabalhador da indústria e da comunidade às diferentes linguagens para a formação de público e difusão da cultura e da arte musical

SERVIÇO
Local: SESI Araraquara | CAT Wilton Lupo – Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana (Vl. Xavier), Araraquara – SP.
AVCB: 242309 – validade: (07/06/2021)
Alvará: 569/79 – validade: (07/06/2021)
Datas e horários: 1 de setembro, quinta-feira às 20h
Capacidade: 140 lugares 4 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Gênero: Música internacional

Informações: (16) 3305-2500

Entrada gratuita – os ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. As reservas devem ser trocadas com antecedência na Secretaria Única do SESI Araraquara, de terça a sexta, das 12h às 18h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h. Uma cota de ingressos também será distribuída na bilheteria da unidade 30 minutos antes do espetáculo.