Oficinas e exposição de Marília Gruenwaldt

Escrito por em 12/08/2016

Em setembro, a artista Marília Gruenwaldt realiza junto com a Prefeitura Municipal, o Centro Cultural da USP e o projeto Contribuinte da Cultura apresentam a Encáustica, a arte de experimentar. Com oficinas na rede pública, exposição no Teatro Municipal e ação junto ao Centro Cultural da USP o projeto pretende apresentar a técnica artística que usa cera de abelha na produção artísticas.

Professores de arte, estudantes, artistas e interessados em conhecer a técnica milenar da Encáustica é uma técnica artística com cera de abelha misturada a pigmentos e aplicada a quente sobre uma superfície de tecido, madeira ou papel. A técnica é mais antiga que a pintura a óleo e floresceu na arte da Grécia e Roma antiga. A versatilidade da encáustica possibilita uma variedade de experimentações como textura,

O projeto “Arte de experimentar ” esta vinculado à exposição de trabalhos e pesquisa em encáustica da artista Marília Gruenwaldt e tem a intenção de ampliar outro tipo de acesso e outra maneira de se relacionar com uma obra de arte, a intenção é aproximar o público com o processo de pesquisa da linguagem e do material. Para alcançar isso, foi elaborado um programa em parceria com a curadoria, um formato que combina oficina e palestra, um bate papo com a artista e um encontro de “Leitura da obra de arte”.

Este formato tem a intenção de formar público e quebrar o convencional sistema tradicional de exposição, para fruir melhor o entendimento das obras “Natureza & Poder” que estarão em exposição no Teatro Municipal de São Carlos.

Oficinas

O princípio do funcionamento das oficinas junto ao projeto “Pequeno Cidadão” da USP de São Carlos, voltado para as crianças com idade entre 10 e 14 anos está programado para acontecer em duas etapas: prática e teórica.

Na abordagem prática serão apresentados os materiais e as ferramentas e os alunos serão estimulados a experimentar a técnica da encáustica sobre tecido e papelão. O material será fornecido pela artista limitado a 25 crianças.

A oficina prática tem duração de 2 horas, e a parte teórica possui a duração de 30 minutos para uma apresentação visual, abordando os aspectos históricos da técnica.

“Leitura de Obra de Arte”

Este é um programa que já acontece na cidade de São Carlos, onde um artista convidado apresenta as obras de outro artista. A artista Marília Gruenwaldt apresentará a obra do artista da África do Sul , William Kentridge, focando em sua trajetória no desenho em diferentes mídias.

Oficina de arte
Escola Municipal Lauro Monteiro Cruz