Oficinas e exposição de Marília Gruenwaldt

Escrito por em 12/08/2016

Em setembro, a artista Marília Gruenwaldt realiza junto com a Prefeitura Municipal, o Centro Cultural da USP e o projeto Contribuinte da Cultura apresentam a Encáustica, a arte de experimentar. Com oficinas na rede pública, exposição no Teatro Municipal e ação junto ao Centro Cultural da USP o projeto pretende apresentar a técnica artística que usa cera de abelha na produção artísticas.

Professores de arte, estudantes, artistas e interessados em conhecer a técnica milenar da Encáustica é uma técnica artística com cera de abelha misturada a pigmentos e aplicada a quente sobre uma superfície de tecido, madeira ou papel. A técnica é mais antiga que a pintura a óleo e floresceu na arte da Grécia e Roma antiga. A versatilidade da encáustica possibilita uma variedade de experimentações como textura,

O projeto “Arte de experimentar ” esta vinculado à exposição de trabalhos e pesquisa em encáustica da artista Marília Gruenwaldt e tem a intenção de ampliar outro tipo de acesso e outra maneira de se relacionar com uma obra de arte, a intenção é aproximar o público com o processo de pesquisa da linguagem e do material. Para alcançar isso, foi elaborado um programa em parceria com a curadoria, um formato que combina oficina e palestra, um bate papo com a artista e um encontro de “Leitura da obra de arte”.

Este formato tem a intenção de formar público e quebrar o convencional sistema tradicional de exposição, para fruir melhor o entendimento das obras “Natureza & Poder” que estarão em exposição no Teatro Municipal de São Carlos.

Oficinas

O princípio do funcionamento das oficinas junto ao projeto “Pequeno Cidadão” da USP de São Carlos, voltado para as crianças com idade entre 10 e 14 anos está programado para acontecer em duas etapas: prática e teórica.

Na abordagem prática serão apresentados os materiais e as ferramentas e os alunos serão estimulados a experimentar a técnica da encáustica sobre tecido e papelão. O material será fornecido pela artista limitado a 25 crianças.

A oficina prática tem duração de 2 horas, e a parte teórica possui a duração de 30 minutos para uma apresentação visual, abordando os aspectos históricos da técnica.

“Leitura de Obra de Arte”

Este é um programa que já acontece na cidade de São Carlos, onde um artista convidado apresenta as obras de outro artista. A artista Marília Gruenwaldt apresentará a obra do artista da África do Sul , William Kentridge, focando em sua trajetória no desenho em diferentes mídias.

Oficina de arte
Escola Municipal Lauro Monteiro Cruz
dia 31 de agosto, das 18h às 20h15
R. Silvério Ignarra Sobrinho, 675 – Vila Monteiro
São Carlos – SP

Exposição em Encáustica de Marília Gruenwaldt
01/09 a 16/ 10 de 2016 das 17:00 às 21:00
Abertura da exposição 1 de setembro de 2016 às 19:00 Horas
Bate Papo com a artista: 16 setembro de 2016 – 17:00 hs
Teatro Municipal de São Carlos

 
Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA