Oficina da UFSCar ajuda a combater plágio na ciência

Escrito por em 27/09/2018

Oficina da UFSCar ajuda a combater plágio na ciência

No próximo sábado, dia 29 de setembro, a UFSCar promove a oficina “O problema da prática de plágio”, com o objetivo de refletir sobre a definição de plágio, as formas de preveni-lo e sobre os direitos e deveres do pesquisador como autor, leitor e usuário de obras científicas, literárias, audiovisuais, artísticas, fotográficas, além de traduções e bases de dados. A iniciativa também irá debater a incidência de plágio na produção científica da graduação e na pós-graduação, para evitar a prática a partir de uma atuação ética nos ambientes acadêmico e profissional.

A atividade será conduzida por Sabrina Carvalho Verzola, docente de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e Chloe Furnival, professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar. A participação é aberta a pesquisadores, docentes, técnico-administrativos, estudantes e à comunidade interessada. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online, disponível neste link. Haverá emissão de certificados aos participantes.

A oficina é gratuita, interdisciplinar e acontece das 8h30 às 12 horas, na sala 7 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
Confira mais informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 27 de setembro de 2018.