Oficina Cultural de São Carlos oferece novas atividades de formação

Escrito por em 11/09/2015

A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda esta com novas atividades programadas para o mês de Setembro, são atividades nas áreas de circo, dança e teatro. Inscrições abertas!

Integrando a programação do 3º trimestre a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda recebe no mês de setembro 3 atividades comtempladas no Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Estado da Cultura, são apresentações teatrais e de dança, além de workshops nas áreas de circo/dança, dança e teatro, todas as atividades são gratuitas e as inscrições já estão abertas.

Circo / Dança

ESPETACULO: A CABINE
Núcleo Desastre

19/9 – sábado – 16h
Classificação: livre
100 lugares

Conduzido pelos fios da dança e do circo, “A Cabine”, novo trabalho o Núcleo Desastre, cria um recorte de tempo-espaço onde o provável e o improvável se misturam. Imagens e situações se constroem e se dissipam, brincando com os limites entre ordinário e extraordinário, entre sujeitos e objetos. Intérpretes-criadoras: Mariana Duarte e Carol Oliveira, com direção de Bruno Rudolf.

OFICINA: EXPERIMENTANDO UMA DANÇA FORA DO CHÃO
Coordenação:
Mariana Duarte e Carol Oliveira (Núcleo Desastre)

19/9 – sábado – 14h às 15h30
Inscrições: até 18/9 pelo link http://bit.ly/1IP0I5I
Público: interessados a partir de 16 anos
Seleção: primeiros inscritos

Nucleo Desastre,

Nesta oficina, as integrantes do Núcleo Desastre, partilharão com os participantes alguns exercícios de criação utilizados no trabalho A Cabine. Serão propostos alguns exercícios de dança que, depois de realizados no espaço do chão, serão transpostos para o espaço de um andaime. Os participantes poderão vivenciar alguns caminhos de criação para uma dança que se desenvolve com o corpo em suspensão, com apoios limitados e relações diferenciadas de peso e equilíbrio.

O Núcleo Desastre é resultado da parceria entre Mariana Duarte e Carol Oliveira, que já atuam no meio do circo (técnicas aéreas) e da dança há pelo menos uma década como criadoras, intérpretes e professoras. O Núcleo foi estabelecido em 2010 e, desde então, vem trabalhando em parceria com o diretor Bruno Rudolf numa pesquisa cênica que se dedica especificamente à temática das representações do feminino e os papéis atribuídos à mulher em diferentes momentos históricos.

Dança

Os Workshops compõe o projeto “LINK Ribeirão em Movimento” contemplado no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) – edital 19/2014 Concurso Difusão e Circulação e Espetáculo de Dança.

AULA ABERTA DE BALLET CLÁSSICO
Coordenação:
Adriana Camargo (Ribeirão Preto Cia de Dança)

11/9 – sexta-feira – 13h30 às 15h
Inscrições: até 9/9 pelo link http://bit.ly/1JF9l4B
Público: estudantes e profissionais que possuam domínio da técnica do ballet clássico
Seleção: Carta de interesse
20 vagas

Aula de ballet clássico com exercícios que buscam uma movimentação dos braços e troncos com mais leveza e liberdade criativa, sem abandonar os princípios da técnica clássica, prezando o ritmo e a musicalidade, estimulando o prazer de dançar, trabalhando a sensibilidade, concentração, raciocinio e preparando o bailarino para também receber coreógrafos de outos estilos.

WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Coordenação:
Thiago Junqueira, Natalia Parpinelli e Naisa Marques (Ribeirão Preto Cia de Dança)

11/9 – sexta-feira – 15h às 16h30
Inscrições: até 9/9 pelo link http://bit.ly/1JF9F3k
Público: estudantes e profissionais da dança com experiência na área, a partir de 14 anos
Seleção: Carta de interesse
20 vagas

São aulas com aquecimento solo, priorizando as articulações e a mobilidade corporal, preparando o corpo para as sequências coreográficas. O ponto alto desse encontro se dá quando os participantes aprendem um trecho pré-selecionado do repertório da Cia. experimentando as sensações, os limites e a harmonia entre corpo, música e dança.

ESPETÁCULO: CABEÇA DE PAPELÃO
Cia da Revista

14/9 – segunda-feira – 20h30
15/9 – terça-feira – 9h
Classificação: 14 anos
200 lugares por sessão

Cabeça de Papelão 02

Livremente inspirado em “O homem da cabeça de papelão”, de João do Rio, o espetáculo “Cabeça de Papelão” narra por meio de quadros revisteiros, a história de Antenor que, por dizer a verdade verdadeira em vez da verdade conveniente, não é aceito em nenhum dos circuitos sociais do País do Sol, local onde vive. Cansado de não se adequar, Antenor decide deixar sua cabeça para conserto no relojoeiro e coloca em seu lugar uma cabeça de papelão.

Espetáculo indicado ao Prêmio Shell 2012 nas categorias Direção Musical e Dramaturgia. Elenco: Adriano Merlini, Bruna Longo, Daniela Flor, Gabriela Segato, Heloisa Maria, Luiza Torres, Natália Quadros, Paulo Vasconcelos, Pedro Bacellar e Pedro Henrique Carneiro. Dramaturgia: Ana Roxo. Direção: Kleber Montanheiro.

OFICINA “O PROCESSO REVISTEIRO”
Coordenação: Bruna Longo, Daniela Flor, Natália Quadros e Nina Hotimsky

15/9 – terça-feira – 14h às 16h
Inscrições: até 14/9 pelo link http://bit.ly/1im88Iw
Público: interessados a partir de 14 anos
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina pretende compartilhar o processo de criação da Cia. iniciando com uma breve explanação sobre a história do Teatro de Revista tanto no seu conteúdo quanto em sua estrutura. Em um segundo momento os participantes irão experimentar a montagem de uma revista contemporânea partindo de um conto de João do Rio.

A Cia. da Revista nasceu em 1997 com a proposta de investigar o Teatro de Revista, o diálogo desta linguagem com sua época e suas variantes. A companhia já produziu 13 espetáculos e em 2014, a Cia. da Revista inaugurou sua nova sede, o ‘Espaço Cia. da Revista’, localizado na Alameda Nothmann, Santa Cecília, em São Paulo. Nestes anos de atividade o grupo já foi premiado pela APCA, Cooperativa Paulista de Teatro, FEMSA, Prêmio Coca-Cola e Prêmio Shell de Teatro.

Maiores informações:
Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda