Observatório da USP neste final de semana

Escrito por em 26/08/2016

Telescópios: mais uma edição do Domingo Solar no Observatório
Neste domingo, dia 28 de agosto, acontecerá mais uma edição do Domingo Solar. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece à tarde, entre 14 e 16 horas.

A iniciativa é uma grande oportunidade, aberta a toda a comunidade, de observar o Sol de forma segura utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público, permitindo que se tenha uma visão da sua camada atmosférica mais brilhante – a fotosfera. Também é possível observar algumas estruturas em forma de arco ou de penachos – as protuberâncias – que podem ser vistas com um filtro especial chamado H-alfa.

Na sala solar, a decomposição da luz do Sol em uma faixa multicolorida – o espectro solar – permite ter uma ideia da composição química do Sol. Os domingos solares acontecem em duas ocasiões mensalmente: no segundo (das 10 às 12 horas) e no último (das 14 às 16 horas) domingo de cada mês. Importante: nunca olhe diretamente para o Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol, consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.

O evento acontecerá nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica no campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mistério: palestra no Observatório aborda Estrela de Tabby
A Sessão Astronomia deste sábado, 27 de agosto, será sobre o tema “O Mistério da Estrela de Tabby”.

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas. A palestrante será Karen Silva, da equipe do Observatório.

No ano passado, a notícia  sobre a descoberta de uma estrela que perdia luminosidade de forma não usual tornou-se amplamente divulgada. A notícia foi ainda mais apimentada pela hipótese de uma “megaestrutura alienígena”.

Na Sessão Astronomia desta semana, a palestrante falará sobre as últimas descobertas sobre essa intrigante estrela.

A palestra acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no campus 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mitologia: Cine Observatório exibe “Thor”

O Cine Observatório deste domingo, dia 28 de agost , exibirá o filme “Thor”.

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado a partir das 20 horas.

A iniciativa é mais uma opção para os visitantes do Observatório, que além da observação do céu, podem contar com a exibição de filmes, documentários ou animações que fazem alguma referência a conteúdos astronômicos.

Sinopse: quando é banido do reino de Asgard e exilado na Terra, o guerreiro Thor é obrigado a lutar para reaver seus poderes perdidos. Perseguido pela força invasora enviada para destruí-lo, o desventurado Deus do Trovão tem que enfrentar a batalha e descobrir o que é preciso para se tornar um verdadeiro herói. Duração: 114 minutos. Classificação indicativa: 10 anos.

A exibição acontece no anfiteatro do Observatório, que fica no campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
Site: www.cdcc.usp.br/cda

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA