Nailor “Proveta” se apresenta com Orquestra da UFSCar

Escrito por em 23/05/2018

Nailor “Proveta” se apresenta com Orquestra da UFSCar em São Carlos

No próximo sábado (26), o músico, arranjador e compositor Nailor Azevedo, o Proveta, será o convidado solista especial da Orquestra Experimental da UFSCar, no Teatro Municipal de São Carlos.

Com um repertório de músicas brasileiras de diferentes ritmos e estilos, entre elas canções de Djavan, Tom Jobim e Milton Nascimento, o concerto, que é gratuito, começa às 20 horas. Esse mesmo concerto vai ser apresentado para alunos das escolas da rede pública de São Carlos, na sexta-feira (25), também no Teatro.

Proveta ocupa um lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil. Ele aprendeu as notas musicais, antes das letras do alfabeto. Aos 6 anos de idade já tocava clarinete em sua cidade natal, Leme, no interior de São Paulo.

Depois, passou a tocar em bailes, com seu pai, o tecladista e acordeonista Geraldo Azevedo, e em outros grupos musicais da região. Mudou-se para São Paulo e, aos 16 anos de idade, integrava a orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca, famosa em todo o Brasil. Hoje, é líder da banda Mantiqueira, indicada ao Grammy Latino e vencedora do Prêmio da Música Brasileira.

Proveta já acompanhou alguns dos principais artistas do Brasil, como Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, César Camargo Mariano, Yamandú Costa, dentre outros. Além de grandes nomes internacionais.

Por sua vez, a Orquestra Experimental da UFSCar é conhecida pela descontração e alegria de seus participantes, por seu repertório diversificado e pela formação instrumental diferenciada, que agrega instrumentos convencionais com outros mais populares.100 músicos de diversas idades, de São Carlos e região, além de alunos, professores e outros funcionários da UFSCar tocam na Orquestra.

Ao longo de seus 27 anos de história, o grupo recebeu mais de 500 músicos amadores e profissionais, tocou com artistas consagrados e realizou cerca de 30 concertos anuais em diferentes cidades, levando música para teatros, praças, ruas, escolas, fábricas, estádios, centros comunitários e até igrejas.

A professora Carolina Joly, docente da UFSCar e regente da Orquestra, e Nailor Proveta conversaram com a Rádio UFSCar sobre o espetáculo deste final de semana. Confira a entrevista na edição matinal de hoje do Rádio UFSCar Notícias, a partir dos 09:34.