Metabolismo humano é tema de debate científico na USP

Escrito por em 08/08/2018

Metabolismo humano é tema de debate científico na USP

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP retoma no dia 9 de agosto o programa “Ciência às 19 Horas” com o tema “O que é Metabolismo? Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos?”. O evento terá a participação da professora Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química (IQSC) da Universidade.

O metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas pelas quais se realizam os processos de decomposição das células. O fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano: nutrição; respiração e síntese de moléculas estruturais.

O metabolismo pode ter influência de vários fatores, como genética, idade, sexo, altura, peso, prática de atividade física, dentre outros e o gasto de mais ou menos energia depende dessas variáveis. Por isso, algumas pessoas são magras e, mesmo comendo de tudo, não engordam, enquanto outras enfrentam grandes dificuldades para conseguirem emagrecer.

Alicia Kowaltowski vai explicar e discutir o que é o metabolismo, de que forma o nosso corpo modifica as moléculas que ingerimos, e quais os motivos para pessoas engordam e quais são os efeitos das diferentes dietas utilizadas. É de graça e qualquer pessoa pode participar. A palestra acontece no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, que está na área 1 da USP – na Avenida Trabalhador São-carlense, número 400, no Parque Arnold Shimitd

Mais informações no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da manhã de 8 de agosto.