Estudantes podem conhecer laboratório de robótica da USP

Escrito por em 29/08/2018

Estudantes podem conhecer laboratório de robótica da USP

Como funciona um robô? Quais conhecimentos você precisa ter para desenvolver e programar os robôs? Perguntas como essas despertam a curiosidade de quem não conhece o universo dessas criações que, a cada dia, têm nos surpreendido pelo potencial para realizar tarefas até então restritas aos seres humanos. Mostrar para a população que a área da robótica não é nenhum bicho de sete cabeças é um dos principais objetivos de uma iniciativa gratuita que acontece na USP em São Carlos: o Conexão Warthog.

O evento é destinado a todas os estudantes da região que desejam conhecer como funciona o Warthog Robotics, um dos maiores grupos de extensão e pesquisa da USP. O grupo desenvolve robôs autônomos para participar de competições de futebol e de combates, nas quais já conquistou diversas premiações no Brasil e no exterior. Durante o Conexão Warthog, os estudantes podem visitar o grupo para assistir a apresentações de robôs, conhecer o laboratório em que eles trabalham e os projetos que estão sendo desenvolvidos. O evento acontece nos dias 20 de setembro e 22 de novembro, pela manhã e à tarde.

Ligado a duas unidades de ensino e pesquisa da USP, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o Warthog reúne alunos de graduação e de pós-graduação de todo o campus. Ao abrir as portas do laboratório para a comunidade, a intenção do grupo é aproximar a Universidade e a robótica das crianças e dos adolescentes. “Nas visitas, nós pretendemos relacionar o conteúdo pedagógico da escola com o conhecimento da academia. Vários dos princípios básicos da física e da matemática que nós usamos nos robôs são ensinados no ensino médio, por exemplo”, explica o doutorando Adam Moreira, do ICMC, que é diretor de pesquisa do Warthog.

Para participar da visita, basta o responsável pela escola ou um professor preencher o formulário online disponível neste link. Cada sessão de visita dura 1h30. É aconselhável que o número de alunos não seja superior a 25 por visita, mas caso aconteça de a escola trazer um número maior de estudantes, é possível dividi-los em duas turmas: enquanto uma conhece o laboratório, outra visita o campus da Universidade.

Confira mais informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 29 de agosto de 2018.