Amigos constroem instrumento para compor música eletrônica

Escrito por em 05/12/2018

Amigos constroem instrumento para compor música eletrônica

Assim como todo estudante de graduação, Cristiano Lacerda e Rodrigo Guskuma ingressaram na USP em São Carlos em busca do tão sonhado diploma universitário. Mas, o que eles não imaginavam é que durante a jornada uma nova paixão surgiria para embalar os rumos da carreira de cada um: a música eletrônica.

Com pouco dinheiro para investir, mas compartilhando sonhos em comum, os dois amigos resolveram usar seus conhecimentos para construir um protótipo de controlador MIDI (Musical Instrument Digital Interface), equipamento utilizado por DJs para compor músicas por meio de comandos enviados ao computador. Composto por um chip e diversos componentes eletrônicos acoplados a uma estrutura de acrílico, o aparelho possui 12 botões que dão o tom das notas tocadas pelos criadores.

O projeto dos jovens levou à criação da Ginga, startup que recentemente foi selecionada para passar por um processo de aceleração nos Estados Unidos. Em entrevista à Rádio UFSCar, Rodrigo, que é DJ amador, revelou como nasceu a ideia de empreender no ramo da música eletrônica, quais os desafios pela frente e o que projeta para o futuro da empresa.

Confira a entrevista no podcast do Rádio UFSCar Notícias veiculado em 5 de dezembro de 2018.