Festival transforma São Carlos na “Capital do Choro”

Escrito por em 17/11/2015

O 12º Festival Internacional ChorandoSemParar, que nasceu na FAI-UFSCar em 2004, é considerado o mais importante do país

A Capital Nacional da Tecnologia se transforma na “Capital do Choro” a partir do dia 30 de novembro quando tem início o 12º Festival InternacionalChorandoSemParar, que este ano homenageia um dos mais importantes compositoresbrasileiros, Heitor Villa-Lobos – do Batuque a Bach. O maior festival de Choro do país tem seu ponto alto no dia 6 de dezembro com 12 horas ininterruptasde música.

Já se tornou tradição do evento reunir grandes nomes da música e de áreas afins para celebrar uma das principais vertentes da música brasileira, seja por meio de interpretações e concertos majestosos, seja por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas e demais atividades. Nomes consagrados do cenário musical estarão em São Carlos entre os dias 30/11 e 06/12.

Chorando (1)

No dia 30/11,o violonista Turíbio Santos, considerado um dos mais importantes difusores da obra de Villa Lobos e que também será homenageado, abre o ChorandoSemParar com a participação do músico Wagner Tiso. No dia seguinte, acontece a apresentação Villa Lobos Popular, por Amilton Godoy e Gabriel Grossi, com a participação do Trio de Cordas Aydar e interferências artísticas de Pascoal da Conceição, como Mário de Andrade, e leituras dramáticas de Arrigo Barnabé.

Nos dias seguintes acontecem várias palestras e rodas de conversa. João Candido Portinari, filho do pintor Candido Portinari, faz a palestra Os Músicos de Portinari; o maestro Júlio Medaglia profere a palestra Os Choros de Villa Lobos. Ambos participarão de um debate com Turíbio Santos e com o professor da USP de São Carlos, Sérgio Mascarenhas.

O ápice do “esquenta” ocorre no sábado (5)das 9 às 18 horas com a passagem de som, ensaios abertos dos grupos e músicos que se apresentarão no dia seguinte e apresentações exclusivas que vão até às 22 horas. Já no domingo (6), a música não para. Começa às 10 horas com Orquestra Experimental da UFSCar e vai até às 22 horas, sem interrupções, com vários artistas, como Marta Ozzetti, MakikoYoneda (Japão), maestro John Berman (EUA) e Choro Blue, Maurício Carrilho, Aquiles Moraes, Danilo Brito, Quinteto Villa Lobos, Gafieira do Pinheiro, entre outros.

Realização –O Festival InternacionalChorandoSemParar é realizado desde 2004 pelo projeto Contribuintes da Cultura, via Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, governos Federal e Estadual, Sesc, além de empresas patrocinadoras como a Arteris, Mineradora Jundu, Volkswagen, Savegnago e EPTV.

Acompanhe as notícias pela página facebook.com/chorandosemparar.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

28/11 – 16h

MoMA – Mostra Musical de Alunos do Curso de Música da UFSCar – Mostra Musical homenageia Heitor Villa Lobos
ABERTURA

Teatro Municipal de São Carlos

30/11 (2ª feira) – 20h

BACH E O CHORO BRASILEIRO – apresentação solo do violonista TURÍBIO SANTOS (convidado homenageado)

Honrosa participação do músico, arranjador, regente, pianista, compositor e diretor do Museu Villa Lobos, Wagner Tiso

01/12 (3ª feira) – 20h

VILLA LOBOS POPULAR – apresentação em duo por AMILTON GODOY e GABRIEL GROSSI

Nas noites de abertura:

Interferências

– participação do TRIO DE CORDAS AYDAR

– interferências artísticas : PASCOAL DA CONCEIÇÃO como Mário de Andrade,

– leituras dramáticas por ARRIGO BARNABÉ, LETÍCIA CONDE e LENNON COREZOMAÉ

• Exposição  ” Cronologia da Vida e Obra de Villa-Lobos” – Acervo do Museu Villa-Lobos / IBRAM / Ministério da Cultura.

Entrada Franca, com retirada de convites na bilheteria do Teatro, 1h antes das apresentações.
02/12 (4aª feira)

Anfiteatro Jorge Caron

19h – Apresentação do Grupo Ad Libitum

20h – Duo de Violões com Filipe Couto e Ricardo Avancine

20h30 – Roda de Conversa com TURIBIO SANTOS sobre o tema O Violão de Villa Lobos
03/12 (5ª feira)

Centro Cultural Espaço 7

19h00 – Palestra com o MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA , Os Choros de Villa Lobos .

20h30 – Roda de Choro – PROJETO CONHECENDO O CHORO / UFSCar.

04/12 (6ª feira)

17h30 – Apresentação da ORQUESTRA DE CÂMARA DA ECA USP / OCAM

Centro Cultural Espaço 7

20h30 – Mesa Redonda – Do Batuque a Bach – TURIBIO SANTOS, MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA,

E PROF. SÉRGIO MASCARENHAS.

05/12 (Sábado)

Praça XV

09h às 18h – Passagem de som e ensaios abertos do elenco que se apresentará no domingo.

19h 30 – REGIONAL PASSANDO A LIMPO

20h30 – Apresentação Duo RENAN BRAGATTO e JULIÃO BOEMIO
21h30 Lenha na Fogueira (roda de improviso com os artistas convidados)

10h – Oficina O papel do Luthier na música brasileira com Valmir Félix

15h – Roda de Conversas com o QUINTETO VILLA LOBOS sobre o tema A música de câmara de Villa Lobos.
06/12 (Domingo)

12h de música na Praça XV – ChorandoSemParar

Orquestra UFSCar

Projeto Guri