Exposição Museus e Memória: Formas e Cores

Escrito por em 05/05/2011

“Festa Junina” - Óleo sobre eucatex (72 cm altura x 84cm) Almira Ragonesi Bruno (Mina) - 1968 Acervo Museu São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, realiza até o dia 29 de maio, a exposição Museus e Memória: Formas e Cores, no saguão do Teatro Municipal. A exposição integra a 9ª Semana Nacional de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A exposição é da artista Almira Ragonesi Bruno, que era são-carlense. Autodidata, a artista é a autora das vias sacras das igrejas Catedral e Nossa Senhora do Carmo. Possui obras expostas no Banco do Brasil e na Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos. Foi professora do Álvaro Guião e professora de Artes em diversas escolas em São Carlos e região. Foi casada com Julio Bruno, importante artista e incentivador da cultura local.

A exposição está composta por oito obras do acervo do Museu de São Carlos e por obras de acervos particulares, emprestadas por amigos e familiares da artista que, além de ter sido uma grande retratista, deixou importantes obras de cunho modernista em nossa cidade.