Exposição motiva mulheres a seguirem carreira na matemática

Escrito por em 01/08/2018

Exposição motiva mulheres a seguirem carreira na matemática

Cerca de duas mil e quinhentas pessoas falando de matemática no principal evento da área no mundo. E sabe onde todas estarão? Aqui no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, onde começa hoje o Congresso Internacional de Matemáticos. É a primeira vez que o evento será realizado em um país do Hemisfério Sul, o que é um sinal do prestígio do Brasil na área. A maior preocupação dos organizadores é, justamente, aproveitar a oportunidade para desmistificar a matemática, revelando ao público seu lado mais belo e compreensível.

Ao longo do evento, a Rádio UFSCar, em parceria com a Rádio USP, irá reproduzir algumas reportagens produzidas pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, o ICMC, da USP em São Carlos. Durante os nove dias do evento, estão previstas 1,2 mil palestras e painéis de debates, além de 40 eventos científicos. Ontem, como parte da programação que antecede o Congresso, ocorreu o Encontro Mundial de Mulheres na Matemática. Entre as atrações, está uma exposição para homenagear a matemática Maryam Mirzakhani, a única mulher do planeta a ganhar a Medalha Fields, o maior prêmio da área.

A curadora da exposição é a docente Thais Jordão do ICMC, que conversou com a Denise Casatti e falou sobre a importância desse reconhecimento e as motivações que levam os matemáticos a escolherem a carreira no ramo. Confira a entrevista no podcast da edição matinal de hoje do Rádio UFSCar Notícias.

Em paralelo ao Congresso Internacional de Matemáticos, são realizados eventos satélites pelo país e a UFSCar não poderia ficar de fora. A Universidade irá receber o Workshop Internacional sobre Equações Diferenciais Parciais e Análise Complexa, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de agosto, no Auditório Bento Prado Júnior, localizado na área norte do campus São Carlos da Instituição.

Crédito da foto: Denise Casatti