Exposição integra campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher

Escrito por em 01/06/2011

Abertura será nesta sexta, dia 3, no Paço Municipal

A cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil. Na América Latina, uma em cada três mulheres já sofreu violência. Diante da gravidade do problema, organizações do mundo todo realizam uma campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Neste ano, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e da Coordenadoria de Artes e Cultura, em parceria com o Instituto Sou da Paz e o coletivo Irmagem – composto por artistas da zona sul de São Paulo – realizarão, a partir do dia 3, a exposição “16x Arte: pelo fim da violência contra a mulher” e um bate-papo com o laboratório de experimentações sobre o tema.

A exposição reunirá obras de 16 artistas da grande São Paulo, entre fotógrafos, poetas, grafiteiros e artistas plásticos que retrataram o tema por meio de sua arte. O objetivo da exposição é sensibilizar e mobilizar para o fim da violência contra as mulheres. Os artistas convidados são jovens, mulheres e homens, que atuam na cidade de São Paulo, criando intervenções e situações provocadoras em espaços públicos.

O bate-papo, chamado de “Debatepapo” pelo coletivo Irmagem, será um diálogo sobre os temas Arte e Direitos Humanos ministrado por Mauro e Tim, membros do Irmagem. Será uma conversa organizada entre os que pensam e vivem na cidade, provocando e convocando à reflexão sobre a convivência e a territorialidade, seus impactos na sociedade e no meio ambiente e suas traduções na arte.

Após o bate-papo acontece um laboratório de experimentação, cujo objetivo é apresentar situações para motivar a apreciação, o conhecimento e a produção da arte. Cada uma das experimentações deverá criar e tornar público seus trabalhos. O objeto da oficina se utilizará da técnica e materiais próprios do grafite.

Quando e onde – O bate-papo será no sábado (4), às 9h, no Centro de Referência da Mulher, localizado na Rua Treze de Maio, nº 1.732. As inscrições devem ser feitas através do telefone (16) 3373-27-08. Estão disponibilizadas 20 vagas para artistas visuais, grafiteiros e o público em geral.

Já a abertura da exposição será na próxima sexta-feira (3) no Paço Municipal. A exposição poderá ser visitada até o dia 1º de julho. O Paço Municipal está localizado na Rua Episcopal, nº 1.575. A entrada é gratuita.

Esta programação faz parte do curso “Tecendo a rede e Construindo a Cidadania das Mulheres de São Carlos e região”, realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social – Divisão de Políticas para Mulheres / Centro de Referência da Mulher.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Carlos

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA