Evento debate ciência e preservação do conhecimento

Escrito por em 09/11/2018

Evento debate ciência e preservação do conhecimento

O incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, acendeu uma luz de alerta na comunidade que divulga ciência no Brasil. Por isso, a vontade de transformar a tristeza pela tragédia em perpetuação da cultura científica no país foi o que mobilizou uma rede de voluntários a organizar o evento ‘Um Brinde ao Museu”, que visa debater sobre a importância da ciência em nossas vidas, incentivar o pensamento crítico e o envolvimento do público na área.

Para que a proposta se concretizasse, oito cidades brasileiras se uniram para promover uma série de atividades neste sábado (10), data escolhida para comemorar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. Os municípios participantes são: Araraquara, Belo Horizonte, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Curitiba, Diamantina, Marabá e São Carlos. Cada cidade terá uma programação especial, que envolve desde bate-papos entre cientistas e a comunidade da região até visitas guiadas pelos museus, lançamento de livro e feira de ciências.

Para descobrir como foi o processo de criação do evento, a importância de fomentar o conhecimento científico ao público em geral e conhecer a programação completa, Luina Almeida conversou com uma das idealizadoras da atividade, Denise Casatti, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCar e jornalista do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Confira a entrevista no podcast do Rádio UFSCar Notícias veiculado em 9 de novembro de 2018. Ouça a partir dos 8’00”