Estudo investiga estratégia para minimizar lesão em bailarinas

Escrito por em 24/08/2018

Estudo investiga estratégia para minimizar lesão em bailarinas

Investigar o efeito de estratégias que minimizem o risco de lesão durante a prática do ballet clássico. Esse é o objetivo de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar. O projeto está convidando voluntárias que passarão por avaliação clínica e receberão orientações para os problemas diagnosticados.

De acordo com Anelise Cabral, mestranda da Universidade e coordenadora do estudo, algumas alterações biomecânicas são comuns durante a prática do ballet clássico e podem predispor as bailarinas à lesão. No entanto, a pesquisadora aponta que ainda são poucos os estudos que investigam o efeito de estratégias preventivas e terapêuticas em praticantes da modalidade. Diante disso, a ideia é analisar o efeito do alinhamento corporal das dançarinas durante a prática do ballet. “Esperamos que a estratégia proposta seja eficaz para melhorar o alinhamento corporal durante saltos e, com isso, seja possível minimizar o risco de lesão”, afirma a cientista. Ela disse, ainda, que os resultados do estudo poderão ter aplicações diretas na prevenção e no tratamento de lesões nas bailarinas.

Podem participar da pesquisa mulheres entre 15 e 35 anos de idade, com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9 kg/m², que pratiquem ballet clássico regularmente (no mínimo duas horas por semana) há pelo menos um ano. As participantes não podem apresentar dor ou lesão em membros inferiores no momento da avaliação, não podem ter histórico de fratura ou cirurgia em membros inferiores e nem ter realizado qualquer tipo de cirurgia nos últimos seis meses. As interessadas devem entrar em contato com os pesquisadores, até o dia 20 de setembro, pelos telefones (16) 3306-6575 e (16) 98184-5572 ou pelo e-mail projetoballet.ufscar@gmail.com.

O estudo conta com a orientação de Fábio Viadanna Serrão, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, e com a participação de alunos da graduação e pós-graduação.

Confira mais informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 24 de agosto de 2018.