Estudo evidencia impactos do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus da UFSCar

Escrito por em 21/09/2018

Estudo evidencia impactos do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus da UFSCar

Que imagens estudantes de um cursinho popular constroem sobre esse tipo de iniciativa? Que significados será que são atribuídos ao projeto? O cursinho pode intervir no processo de subjetivação de seus estudantes? Estas são algumas das questões que estão presentes no artigo “Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus da UFSCar Lagoa do Sino: Sujeito, Sentido e Imaginário”, que foi publicado no último número da Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade – Igarapé, da Universidade Federal de Rondônia.

O artigo, que tem autoria da professora Ilka Mota e dos técnicos André Pereira e Leonardo Niero, todos do Centro de Ciências da Natureza da UFSCar, analisa as imagens construídas pelos alunos sobre o Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus. Para responder a essa questão, os estudantes foram perguntados: “Em sua opinião, em que sentido o Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus tem contribuído para a sua formação e para o desenvolvimento da região?”.

O estudo também mostra a realidade socioeconômica e histórica de Campina do Monte Alegre, município mais próximo do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, e descreve as condições em que o Cursinho Popular é desenvolvido. Hoje em dia, são atendidas 120 pessoas de Campina do Monte Alegre, Buri e Angatuba, com a participação de estudantes dos cinco cursos de graduação do Campus e de servidores técnico-administrativos e alguns docentes.

Mais informações no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da tarde de 21 de setembro, no qual há uma entrevista com André Pereira, um dos autores do artigo e coordenador do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus da UFSCar. O estudo do Cursinho, cuja gerência é da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, pode ser acessado em www.periodicos.unir.br.