Estudantes do curso de Engenharia Civil da UFSCar promovem concurso de pontes de macarrão

Escrito por em 31/05/2011

Equipes concorrem a prêmios de 500 e 1000 reais

Um grupo de alunos do curso de Engenharia Civil da UFSCar promove, no dia 31 de maio, o “Segundo Concurso TQS – Sistemas Estruturais – Ponte de Macarrão”. O objetivo da atividade é motivar os alunos no desenvolvimento de habilidades que permitam a aplicação de conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos para resolver problemas de Engenharia.

Participam do concurso grupos de três a cinco componentes que devem estar regularmente matriculados em algum curso de graduação. A atividade é dividida em duas modalidades, sendo que em ambas seus participantes devem construir uma ponte com os kits fornecidos pelos organizadores, cujo principal material é o macarrão. Na primeira modalidade, os participantes devem estimar a carga de ruptura da ponte, sendo que o grupo que mais se aproximar desse valor ganha o prêmio de R$ 1000. Na segunda, a ponte da equipe que aguentar a maior carga é a vencedora. O prêmio para esta categoria é de R$ 500. Outras equipes que se destacarem também receberão prêmios.

Os estudantes que organizam o concurso fazem parte da EDIFICar Jr., empresa júnior formada por alunos da graduação. Fundada em 2006, a organização tem como objetivo intensificar o relacionamento entre o mercado de trabalho e a universidade; facilitar o ingresso de futuros profissionais colocando-os em contato direto com o mercado, além de contribuir com a sociedade, através de prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário um trabalho de qualidade a preços mais acessíveis.

O evento, que tem apoio do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, acontece das 17 às 20 horas no Teatro Universitário Florestan Fernandes, campus São Carlos da UFSCar, localizado na Rodovia Washington Luís km 235. O evento é aberto a toda a comunidade. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8262.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar