Estudantes da UFSCar criam solução para o transporte de bicicletas em ônibus

Escrito por em 17/09/2018

Estudantes da UFSCar criam solução para o transporte de bicicletas em ônibus

Ciclistas que viajam para competições, os que gostam de fazer trilhas e aventuras, ou mesmo aqueles que andam de bike no dia a dia… Todos têm uma reclamação em comum: o transporte da bicicleta, que é sempre um problema no cotidiano destas pessoas. Pensando em atender essa necessidade, um grupo de estudantes da UFSCar, formado por alunos de engenharia civil e de produção, desenvolveu um projeto que possibilita o transporte de bicicletas em ônibus sem precisar desmontá-las.

O sistema foi criado por Bruno Joaquim Lima, Matheus Polachini, Renan Lamas e Paola França durante os três dias da Bike Brasil Expo 2018, considerada a maior feira de bicicletas da América Latina – que recebe atletas, profissionais e amadores, e as principais marcas do segmento. E mais: o protótipo deste projeto venceu o Desafio Bike Bus 2018, que foi fruto de uma parceria inédita, na qual a Viação Cometa convidou alunos da Universidade para desenvolverem a melhor maneira de transportar bicicletas, em suportes seguros e funcionais, dentro dos bagageiros dos ônibus da companhia.

Durante o evento, o projeto de um sistema prático, de fácil instalação e custo inicial de R$ 40, que permite que bicicletas de diferentes modelos e tamanhos entrem no bagageiro em posição de uso e sem precisar serem desmontadas, foi apresentado a uma banca julgadora formada por integrantes da própria Viação Cometa e da Universidade, dentre outros, e foi considerado o mais criativo, inovador, com qualidade técnica, excelência operacional e com foco no cliente.

Para o desenvolvimento, a equipe conversou com atletas, amadores, vendedores e até mecânicos para descobrir os desejos e as necessidades deste público. Até o momento, o projeto só foi desenvolvido em software 3D. A previsão é de que ainda este ano seja feita a patente intelectual para que o grupo inicie a produção do protótipo real. Mas ainda não há data para ele ser lançado no mercado.

Luina Almeida conversou com Matheus, Renan e Paola para falar mais sobre essa experiência intensa do desenvolvimento do projeto, sobre o que os motivaram, sobre os desafios da competição, os critérios seguidos, sobre a integração entre alunos de cursos diferentes, sobre a importância de maratonas como essa e os próximos passos do grupo. Ouça no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da tarde de 17 de novembro